Gabi Portilho, Geyse e Bruninha são campeãs da edição de 2025 da NWSL, liga profissional de futebol feminino dos Estados Unidos. Integrantes do elenco do Gotham FC, o trio brasileiro conquistou o título da competição superando o Washington Spirit na decisão, por 1 a 0. O confronto que consagrou o novo vitorioso aconteceu na California, em San Jose, no Estádio PayPal Park. As representantes do Brasil entraram para a história junto com o time delas com o feito inédito de ganharem o campeonato após terminarem a temporada regular com a pior campanha entre os oito classificados aos playoffs.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O gol do título do Gotham FC saiu do pé esquerdo da experiente meio-campista estadunidense Rose Lavelle, de 30 anos. Ela abriu o placar após emendar de primeira com finalização bem colocada, sem dar chances de defesa para Aubrey Kingsbury, goleira do Washington Spirit. A rede balançou pela única vez aos 35 minutos da segunda etapa, com participação decisiva de Bruninha, que deu o passe para o tento. As três brasileiras contribuíram para o bicampeonato da equipe delas, repetindo feito da edição de 2023. Esse foi o 44º encontro entre esses clubes, mais do que quaisquer outros dois times na história da NWSL.
- Treino express: 20 minutos para ativar o corpo antes do trabalho
- Top 10 frutas que turbinam o sistema imunológico
- Como manter o equilíbrio emocional em épocas de pressão?
- Como o big data está mudando o esporte profissional?
- Alongamentos essenciais para iniciar o dia sem dores
Bruninha participa com assistência do gol
Bruninha entrou em campo aos 18 minutos do segundo tempo. Lateral direita de origem, a atleta teve que atuar pelo lado esquerdo substituíndo a Lilly Reale. No lance do gol, a jogadora brasileira recebeu no campo de ataque e, com gingado, deu pedaladas ao se aproximar da grande área e deu passe certeiro para trás. Rose Lavelle aproveitou a chance para balançar a rede e consagrar a temporada do Gotham FC na NWSL. Além dela, as atacantes brasileiras Gabi Portilho e Geyse estiveram à disposição do técnico espanhol Juan Carlos Amorós, mas não saíram do banco de reservas.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Trajetória da conquista
Oitavo da temporada regular da NWSL, o Gotham FC precisou fazer o que muitos consideravam impossíveel: vencer o Kansas City Current, primeiro colocado da fase de classificação, no CPKC Stadium, algo que só havia acontecido uma vez antes. Contra todas as expectativas, o time de Gabi Portilho, Geyse e Bruninha superou a equipe das também brasileiras Lorena, Debinha e Bia Zaneratto, por 2 a 1, graças a um gol da atacante estadunidense Katie Stengel na prorrogação. A também atacante Jaedyn Shaw deu a assistência e marcou o primeiro da partida.
Na semifinal da NWSL, Gotham e Orlando Pride faziam uma partida sem gols e, quando tudo indicava que o jogo iria para a prorrogação, Rose Lavelle sofreu uma falta e Jaedyn Shaw cobrou. Nos minutos finais, Jaedyn Shaw marcou o gol da vitória, levando seu time à final da competição. Com dois gols e uma assistência em sua estreia nos playoffs pelo Gotham, Jaedyn Shaw entrou para uma lista exclusiva de jogadoras com pelo menos três participações em gols em uma única participação nos playoffs e manteve a escrita de atletas nestas condições ganharem o título.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login