O Flamengo voltou ao topo do Novo Basquete Brasil (NBB) 2025/26 neste sábado (6) ao superar o Caxias do Sul por 91 a 66, no Ginásio do Maracanãzinho. Depois do tropeço contra o Pinheiros, a equipe Rubro-Negra respondeu com atuação firme e equilibrada. Os mandantes venceram todos os períodos da partida e mostraram profundidade de elenco ao colocarem todos os jogadores em quadra no marcador. Com o êxito, o time carioca chega a 12 triunfos na temporada, em 14 jogos, e se fortalece na disputa pela melhor campanha com 85,7% de eficiência e foco em obter vantagem para a Copa Super 8.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O ala estadunidense Shaq Johnson acabou como principal pontuador do Flamengo, com 16. Entretanto, o grande diferencial do time Rubro-Ngro esteve na atuação coletiva: os 12 atletas utilizados pelo técnico argentinno Sergio Hernández contribuíram ofensivamente, com o ala argentino Alex Negrete (15) e o ala Gui Deodato (14) também se destacando. O armador Dee Bost, também nascido nos Estados Unidos, liderou a distribuição com nove assistências, enquanto o ala/pivô estadunidense Markeith Cummings foi decisivo defensivamente, registrando cinco roubos de bola, um toco, além de 11 pontos.
- Osasco duela com Scandicci por liderança do grupo no Mundial: saiba onde assistir
- Hugo Calderano e Bruna Takahashi perdem de sul-coreanos nas duplas do WTT Finals
- Pato vence fora de casa após duas prorrogações em duelo intenso pelo NBB
- Sesc Flamengo vence clássico contra Fluminense e volta a liderar a Superliga
- Osasco quer desfrutar do momento, com apoio da torcida, para ir longe no Mundial de Clubes
Caxias do Sul em 12º no NBB
Do lado do Caxias do Sul, o armador paraguaio Fabrizzio comandou o ataque com 21 pontos, sendo o maior pontuador da partida na derrota para o Flamengo pelo NBB. O ala Humberto também teve desempenho de destaque, somando 12 pontos e 16 de eficiência. Já o ala estadunidense Shamell, em possível última atuação no Maracanãzinho antes da aposentadoria, encerrou o confronto com cinco pontos e quatro rebotes. Com o resultado desfavorável, o time gaúcho finaliza o sábado na 12ª posição com cinco vitórias e sete derrotas, aproveitamento de 41,7%.
Liderança desde o começo
O Flamengo impôs intensidade e organização desde o início, controlando o ritmo por meio de defesa agressiva, superioridade nos rebotes e transição eficiente. Gui Deodato foi o grande nome da parcial inicial, anotando 10 pontos, superando toda a pontuação do rival no período. Com domínio total, o time Rubro-Negro fechou o primeiro quarto em 24 a 9. O Caxias começou o segundo período buscando ajustar o ataque e conseguiu pontuar com mais regularidade, mas a equipe mandante rapidamente retomou o controle. Dee Bost comandou a parcial com autoridade, indo para intervalo com 47 a 27.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O terceiro quarto foi marcado por trocas rápidas de pontuação. O Flamengo abriu 5 a 0, levou uma resposta de 7 a 0, e logo depois perdeu Dee Bost, expulso após receber falta técnica e antidesportiva. Mesmo sem seu armador e já desfalcado de Alexey Borges, a equipe carioca manteve a consistência. Com nova vitória (20 a 19), ampliou a diferença para 67 a 46. Nos dez minutos finais, Cummings se tornou o destaque ao pressionar defensivamente e converter boas ações no ataque. O Caxias seguiu lutando até o fim, mas não conseguiu reduzir a diferença construída.
Vitórias dos mandantes
Além da vitória do Flamengo, mais dois mandantes ganharam neste sábado na parte da tarde pelo NBB. No Ginásio do Sesi, no Paraná, o Pato bateu o Paulistano, por 67 a 59, com destaque para o armador estadunidense Thompson, cestinha pelo time vitorioso com 18 pontos. Do lado derrotado, o ala/armador Hunter, igualmente dos Estados Unidos, liderou a pontuação da partida marcando 21. Agora, o time paranaense soma duas vitórias na competição em 12 confrontos, com 16,7% de aproveitamento, na 19ª e penúltima posição. Já o clube de São Paulo está em oitavo, com oito vitórias em 13 duelos, com 61,5%.
No mesmo horário, o Conta Simples Rio Claro recebeu o Fortaleza no Ginásio Felipe Karam e levou a melhor por 98 a 95. O ala/armador Gemadinha comandou o triunfo dos donos da casa terminando o jogo como cestinha, com 31 pontos. Já pela equipe cearense, o armador estadunidense Dupree liderou a pontuação com 22. O resultado fez o time mandante superar o visitante na tabela de classificação do NBB. A agremiação de São Paulo aparece agora a 15ª posição, com campanha de quatro triunfos em 14 desafios, 28,6% de eficiência. Já o Fortaleza está em 16º, com nove derrotas em 12 jogos: 25%.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login