Siga o OTD

Basquete

 

Com coletivo poderoso, Flamengo bate Caxias e retoma ponta do NBB



Vitória do Flamengo por 91 a 66 pelo NBB destacou a profundidade do elenco e atuação consistente de Gui Deodato, Shaq Johnson e Negrete. O time Rubro-Negro neutralizou o Caxias e alcançou a liderança da competição com a 12ª vitória



Flamengo dominou o Caxias do Sul em jogo disputado o Rio de Janeiro (Foto: Paula Reis/Flamengo)
Flamengo dominou o Caxias do Sul em jogo disputado o Rio de Janeiro (Foto: Paula Reis/Flamengo)

O Flamengo voltou ao topo do Novo Basquete Brasil (NBB) 2025/26 neste sábado (6) ao superar o Caxias do Sul por 91 a 66, no Ginásio do Maracanãzinho. Depois do tropeço contra o Pinheiros, a equipe Rubro-Negra respondeu com atuação firme e equilibrada. Os mandantes venceram todos os períodos da partida e mostraram profundidade de elenco ao colocarem todos os jogadores em quadra no marcador. Com o êxito, o time carioca chega a 12 triunfos na temporada, em 14 jogos, e se fortalece na disputa pela melhor campanha com 85,7% de eficiência e foco em obter vantagem para a Copa Super 8.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O ala estadunidense Shaq Johnson acabou como principal pontuador do Flamengo, com 16. Entretanto, o grande diferencial do time Rubro-Ngro esteve na atuação coletiva: os 12 atletas utilizados pelo técnico argentinno Sergio Hernández contribuíram ofensivamente, com o ala argentino Alex Negrete (15) e o ala Gui Deodato (14) também se destacando. O armador Dee Bost, também nascido nos Estados Unidos, liderou a distribuição com nove assistências, enquanto o ala/pivô estadunidense Markeith Cummings foi decisivo defensivamente, registrando cinco roubos de bola, um toco, além de 11 pontos.

Caxias do Sul em 12º no NBB

Do lado do Caxias do Sul, o armador paraguaio Fabrizzio comandou o ataque com 21 pontos, sendo o maior pontuador da partida na derrota para o Flamengo pelo NBB. O ala Humberto também teve desempenho de destaque, somando 12 pontos e 16 de eficiência. Já o ala estadunidense Shamell, em possível última atuação no Maracanãzinho antes da aposentadoria, encerrou o confronto com cinco pontos e quatro rebotes. Com o resultado desfavorável, o time gaúcho finaliza o sábado na 12ª posição com cinco vitórias e sete derrotas, aproveitamento de 41,7%.

Liderança desde o começo

O Flamengo impôs intensidade e organização desde o início, controlando o ritmo por meio de defesa agressiva, superioridade nos rebotes e transição eficiente. Gui Deodato foi o grande nome da parcial inicial, anotando 10 pontos, superando toda a pontuação do rival no período. Com domínio total, o time Rubro-Negro fechou o primeiro quarto em 24 a 9. O Caxias começou o segundo período buscando ajustar o ataque e conseguiu pontuar com mais regularidade, mas a equipe mandante rapidamente retomou o controle. Dee Bost comandou a parcial com autoridade, indo para intervalo com 47 a 27.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

O terceiro quarto foi marcado por trocas rápidas de pontuação. O Flamengo abriu 5 a 0, levou uma resposta de 7 a 0, e logo depois perdeu Dee Bost, expulso após receber falta técnica e antidesportiva. Mesmo sem seu armador e já desfalcado de Alexey Borges, a equipe carioca manteve a consistência. Com nova vitória (20 a 19), ampliou a diferença para 67 a 46. Nos dez minutos finais, Cummings se tornou o destaque ao pressionar defensivamente e converter boas ações no ataque. O Caxias seguiu lutando até o fim, mas não conseguiu reduzir a diferença construída.

Vitórias dos mandantes

Além da vitória do Flamengo, mais dois mandantes ganharam neste sábado na parte da tarde pelo NBB. No Ginásio do Sesi, no Paraná, o Pato bateu o Paulistano, por 67 a 59, com destaque para o armador estadunidense Thompson, cestinha pelo time vitorioso com 18 pontos. Do lado derrotado, o ala/armador Hunter, igualmente dos Estados Unidos, liderou a pontuação da partida marcando 21. Agora, o time paranaense soma duas vitórias na competição em 12 confrontos, com 16,7% de aproveitamento, na 19ª e penúltima posição. Já o clube de São Paulo está em oitavo, com oito vitórias em 13 duelos, com 61,5%.

No mesmo horário, o Conta Simples Rio Claro recebeu o Fortaleza no Ginásio Felipe Karam e levou a melhor por 98 a 95. O ala/armador Gemadinha comandou o triunfo dos donos da casa terminando o jogo como cestinha, com 31 pontos. Já pela equipe cearense, o armador estadunidense Dupree liderou a pontuação com 22. O resultado fez o time mandante superar o visitante na tabela de classificação do NBB. A agremiação de São Paulo aparece agora a 15ª posição, com campanha de quatro triunfos em 14 desafios, 28,6% de eficiência. Já o Fortaleza está em 16º, com nove derrotas em 12 jogos: 25%.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Basquete