Siga o OTD

Badminton

 

Brasileiro reencontra freguês na decisão e é bicampeão em Santo Domingo



Jonathan Matias conquistou neste domingo (19) o bicampeonato de torneio na República Dominicana. O brasileiro reencontrou na final de 2025 o rival que venceu em 2023 e, de novo, bateu o estadunidense Mark Alcala, por 2 games a 1



Jonathan Matias bicampeão no Aberto de Santo Domingo
Jonathan Matias sagrou-se bicampeão do Aberto de Santo Domingo (Foto: Yves Lacroix/Badminton Photo)

Jonathan Matias conquistou neste domingo (19) o bicampeonato do Aberto de Santo Domingo de Badminton, na República Dominicana. O brasileiro, de 25 anos, reencontrou na final o adversário que venceu na edição de 2023 e, novamente, levou a melhor. Diante do estadunidense Mark Alcala, cabeça de chave número 1 do torneio, o jogador carioca ganhou por 2 games a 1, parciais de 21/15, 16/21 e 21/12. O representante do Brasil entrou na competição como quarto melhor ranqueado e comemorou o título assim como aconteceu há dois anos, quando bateu o mesmo oponente, de virada: 17/21, 21/12 e 21/7.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na campanha vitoriosa em quadras dominicanas, Jonathan Matias disputou cinco partidas e venceu todas elas. Na edição de 2025, a 14ª do campeonato de Santo Domingo, o brasileiro estreou batendo Anderson Taveras, atleta da casa, por 2 a 0, games de 21/9 e 21/7. Em seguida, na segunda rodada, ele despachou o canadense Graydon Robb, sets de duplo 21/4. Mais adiante, na fase de quartas de final, o triunfo aconteceu diante de Enrico Asuncion, dos Estados Unidos, parciais de 21/18 e 21/13. Já com medalha garantida, o carioca eliminou na semifinal o peruano Adriano Viale: 21/8 e 21/13.

Freguesia mantida

Jonathan Matias continua invicto em confrontos com Mark Alcala em eventos da Federação Mundial de Badminton (BWF). Essa foi a quarta vez que os dois atletas se encontram na história e o brasileiro venceu todas elas. O primeiro duelo entre os dois ocorreu em 2022, no Challenge Internacional do Canadá, com triunfo do jogador nascido no Rio de Janeiro, por 2 a 0, games de 21/17 e 21/16. Após isso, os dois atletas jogaram na decisão de Santo Domingo em 2023, com resultado positivo de virada para o representante do Brasil.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

No mesmo ano de 2023, Jonathan Matias derrotou o estadunidense nas oitavas de final do Internacional de El Salvador: 21/16 e 21/12. Além do campeão, Donnians Oliveira também representou o país na chave masculina do Aberto de Santo Domingo e perdeu justamente para o finalista Mark Alcala, nas quartas de final, por 2 a 1, sets de 21/11, 6/21 e 21/19. Nas duplas mistas, Davi Silva e Sânia Lima se inscreveram no evento e entraram como cabeças de chave número 1. No entanto, os dois não entraram em quadra e perderam por W.O para os dominicanos Edisson Ramirez e Anny Elizabeth Matos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia Jornalista esportivo desde 1997 com experiência em coberturas de Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, Mundiais, Jogos Pan-Americanos e muito mais. Teve passagens por ESPN, Portal Terra, TV Gazeta, Gazeta Esportiva, Agora São Paulo e Agência Estado

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Badminton