Matheus Barreto fecha o Pan-Americano com a 5ª posição

O brasileiro ficou perto de faturar um lugar no pódio dos 65kg estilo livre, mas acabou superado no duelo pelo bronze
Matheus Barreto - Pan-Americano de Wrestling
Foto: Reprodução IG @ratinho_fs

Matheus Barreto foi o melhor brasileiro no último dia de competições do Campeonato Pan-Americano de Wrestling. Neste domingo (11) em Monterrey, no México, o lutador ficou perto de faturar um lugar no pódio dos 65kg estilo livre, mas acabou superado no duelo pelo bronze. Com isso, encerrou sua campanha com o quinto lugar. 

Apesar da derrota na última luta, a campanha de Matheus Barreto começou com resultado positivo. Pelas quartas de final, o brasileiro venceu o salvadorenho Jonnathan Castellanos por 9 a 1. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A primeira derrota veio na semifinal. Matheus teve pela frente o americano Joseph McKenna, que venceu por 12 a 1. Com a eliminação, o brasileiro teve mais uma chance de garantir a medalha na disputa pelo bronze contra o canadense Peiman Biabani, mas acabou derrotado por 10 a 0.

Outros resultados

Além de Matheus Barreto, o Brasil também contou com outros atletas em ação no último dia do Pan-Americano de Wrestling. Contudo, diferentemente do compatriota, os demais brasileiros não chegaram à fase de disputa por medalhas. 

Na categoria até 57kg, Davi Giavannetti encerrou sua participação ainda na qualificatória, com derrota para o americano Liam Cronin. Edvanílson de Jesus perdeu a estreia dos 70kg para o peruano Sixto Pedragas e se despediu após a eliminação do algoz na semifinal. Mesma situação de Gabriel de Sousa Silva nos 125kg, que caiu na estreia diante do hondurenho Gino Avila. Nos 97kg, Aílton Brito perdeu três lutas e não garantiu vaga na semifinal. 

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Wrestling

A brasileira Thamires Machado eliminou na semifinal a cubana Milaimy Potrille, bronze em Paris-2024, e perdeu na decisão do Pan-Americano da estadunidense Kylie Welker, campeã mundial em 2024
Calebe Ferreira ganhou a medalha de bronze, sua terceira na história do Pan-Americano. Além dele, mais quatro brasileiros competiram no primeiro dia do campeonato, todos do estilo greco-romano
Calebe Ferreira e Ana Luiza França conversaram com o OTD de forma exclusiva e revelaram suas pretensões no Pan-Americano que acontecerá em Monterrey, de 8 e 11 de maio
Delegação ficou com a primeira colocação nas duas categorias de idade. O evento serviu como seletiva para o Pan-Americano Sub-17 marcado para junho no Rio