Brasil não tem pódio e CBW manifesta apoio à Kamila Barbosa

No último dia de competições do Pan-americano de Wrestling, o Brasil ficou sem medalhas e a Confederação mostrou indignação no torneio

Neste sábado (24) ocorreram as últimas lutas do Pan-Americano de Wresting, em Acapulco, no México. De um lado, os atletas do Brasil no estilo livre não subiram ao pódio em suas categorias. Por outro lado, a Confederação Brasileira da modalidade relatou insatisfação com o resultado controverso da arbitragem na luta entre Kamila Barbosa e Yorlenis Milagros. O embate ocorreu no último dia 22 e valia o bronze entre a brasileira e a panamenha na categoria 50kg do estilo livre.

Na imagem, Ailton Britto, um dos atletas do Brasil que estiveram em ação no último dia de Pan-Americano.
Ailton Britto, um dos atletas do Brasil que estiveram em ação no último dia de Pan-Americano. Foto: Instagram/ @baby_wrestling.of

Assim, o lutador nacional Davi Giovanetti estreou na categoria 57kg contra o mexicano Jorge Rodriguez já pelas quartas de finais. Em uma das melhores lutas do torneio até então, o brasileiro venceu no critério de desempate após 9 x 9 e avançou para a semifinal. Em seguida, enfrentou o norte-americano Spencer Lee por um lugar na final. Porém, sofreu um revés (0 a 10) e foi para o bronze contra o colombiano Oscar Urbano. Mais uma vez, o representante do Brasil não teve sucesso e perdeu com um placar de 2 a 8, ficando com a quina colocação.

Além disso, outro brasileiro que chegou perto da medalha foi Ailton Brito, que estreou nas quartas de final da categoria 97kg. Desse modo, o lutador teve pelo caminho o cubano Arturo Torres. A derrota por 11 a 0 poderia eliminar Ailton, mas o cubano foi à final e deu o direito de Brito seguir à repescagem. Disputou o bronze contra o venezuelano Cristian Colmemarez, com derrota por 11 a 0 e ficou em quinto lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, Gabriel Silva não avançou da primeira luta na categoria 125kg contra o canadense Richard Deschatelets. O placar foi de 10 a 0 e Gabriel não seguiu para a repescagem da categoria.

Pronunciamento da Confederação Brasileira de Wresting (CBW)

Durante o dia de competições a Confederação que rege o esporte no Brasil divulgou uma nota oficial na qual repudia o resultado que envolveu a disputa pelo bronze de Kamila Barbosa na última quinta-feira. Confira a nota e entenda a situação:

A Confederação Brasileira de Wrestling vem a público informar sua insatisfação com o resultado do combate 131 do Pan-Americano de Wrestling 2024, realizado dia 22 de fevereiro em Acapulco, México, entre a brasileira Kamila Barbosa Vito da Silva e a panamenha Yorlenis Milagros Moran Sanchez pela decisão do 3º lugar na categoria 50kg do estilo livre feminino.
Na ocasião. Kamila aplicou a ação chamada de touche ou encostamento que encerra a luta instantaneamente. O árbitro de mesa consignou o golpe aplicado por Kamila, porém o árbitro central retirou a validade do golpe. Como houve divergência entre os árbitros, foi chamado um terceiro árbitro, o presidente do tapete, que assinalou o golpe e depois voltou atrás, retirando a pontuação. á A luta terminou em favor da panamenha pelo placar de 7 a 6.
Tão logo o combate terminou, o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral Neves, se manifestou formalmente solicitando um posicionamento da United World Wrestling, responsável pelo evento, diante do ocorrido.
A CBW requisitou ainda, a inclusão do vídeo na íntegra da luta em questão na plataforma de streaming da UWW+. Até o momento a luta não está disponível para os assinantes.
A Confederação Brasileira de Wrestling reitera apoio total à atleta Kamila Barbosa, prejudicada com a decisão inexplicável da arbitragem.

Até o momento do fechamento da reportagem, não houve um pronunciamento da United World Wrestling, Federação Internacional que comanda a modalidade.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Wrestling

O brasileiro ficou perto de faturar um lugar no pódio dos 65kg estilo livre, mas acabou superado no duelo pelo bronze
A brasileira Thamires Machado eliminou na semifinal a cubana Milaimy Potrille, bronze em Paris-2024, e perdeu na decisão do Pan-Americano da estadunidense Kylie Welker, campeã mundial em 2024
Calebe Ferreira ganhou a medalha de bronze, sua terceira na história do Pan-Americano. Além dele, mais quatro brasileiros competiram no primeiro dia do campeonato, todos do estilo greco-romano
Calebe Ferreira e Ana Luiza França conversaram com o OTD de forma exclusiva e revelaram suas pretensões no Pan-Americano que acontecerá em Monterrey, de 8 e 11 de maio