Calebe Correa é quinto no Aberto de Zagreb

Pela categoria 72kg da luta greco-romana, Calebe Correa ficou a uma vitória do pódio no último dia do ranking series

O brasileiro Calebe Correa disputou a medalha de bronze na categoria 72kg da luta greco-romana, mas terminou em quinto lugar no Aberto de Zagreb, válido pela Ranking Series da União Mundial de Wrestling (UWW). Marat Garipov também participou do torneio, mas foi eliminado ainda na estreia.

Foi o último dia do torneio que abriu a temporada 24 para a elite do Wrestling. Giulia Penalber foi a que teve melhor desempenho no tapete, já que venceu dois confrontos antes de perder nas quartas no sábado. O torneio também contou com a participação dos brasileiros Cesar Alvan, na quinta (11), Laís Nunes e Joilson Júnior na sexta (12). Destes apenas Joilson venceu uma partida.

A CAMPANHA DE CALEBE

Calebe Correa estreou contra o húngaro Levente Levai e perdeu por pontos, 7 a 3. O adversário chegou na final e portanto Calebe pode participar da repescagem. O brasileiro tinha dois atletas croatas para vencer e assim conquistar a medalha de bronze.

A torcida de Zagreb apoiou o atleta da casa, mas Calebe conseguiu derrotar por 8 a 7. Em seguida já na disputa pelo bronze, o atleta de 26 anos perdeu para Dominik Etlinger por 9 a 0. O juíz decretou vitória por superioridade com 1m41s.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Levente perdeu na final para o azeri Ulvi Ganizade.

Em entrevista ao Olimpíada Todo Dia, Calebe disse que a competição foi muito positiva pois a estratégia da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) era utilizar esse torneio como preparação para a seletiva olímpica em Acapulco, México, entre 28 de fevereiro e 1 de março.

“Essa experiência de ter três lutas com caras experientes da Europa, foi muito proveitoso!! Foram lutas duras que me mostraram pontos de acerto, mostrando que estamos na direção certa, mas também revelaram alguns pontos de melhoria que vamos corrigir e trabalhar para quitarmos eles até a Seletiva Olímpica em fevereiro. Estou bem desejoso dos próximos desafios e competições de preparação para a seletiva olímpica”, comentou o atleta, esse torneio é um dos mais difíceis a nível mundial.

Calebe ainda revelou que a equipe de wrestling do Brasil vai direto para a Bulgária. Eles ficam um mês no país do leste europeu em um regime de treinamento intenso rumo ao pan-americano que servirá de seletiva olímpica.

MARAT CAI NA ESTREIA

Marat Garipov estreou contra o ucraniano Ihor Kurochkin no Aberto de Zagreb. O confronto terminou com vitória do rival por 9 a 0 após 2m02s quando foi enfim interrompido por superioridade técnica. Kurochkin avançou, mas caiu para Sadyk Lalaev, de Belarus. O atleta que compete como atleta neutro venceu Victor Ciobanu de Moldávia e terminou como campeão.

Mateus Nagime
Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em​ Wrestling

O brasileiro ficou perto de faturar um lugar no pódio dos 65kg estilo livre, mas acabou superado no duelo pelo bronze
A brasileira Thamires Machado eliminou na semifinal a cubana Milaimy Potrille, bronze em Paris-2024, e perdeu na decisão do Pan-Americano da estadunidense Kylie Welker, campeã mundial em 2024
Calebe Ferreira ganhou a medalha de bronze, sua terceira na história do Pan-Americano. Além dele, mais quatro brasileiros competiram no primeiro dia do campeonato, todos do estilo greco-romano
Calebe Ferreira e Ana Luiza França conversaram com o OTD de forma exclusiva e revelaram suas pretensões no Pan-Americano que acontecerá em Monterrey, de 8 e 11 de maio