Igor Queiroz fica em 5º no Mundial sub-23

Igor Queiroz perde para indiano e fica em 5º lugar no estilo greco-romano do Mundial sub-23

O brasileiro Igor Queiroz perdeu para o indiano Nitesh Nitesh, nesta quarta-feira (19), na disputa pelo bronze do Campeonato Mundial sub-23 de wrestling, em Pontevedra, na Espanha. Com o resultado, ele terminou em quinto lugar na categoria até 97kg do estilo greco-romano, conquistando o melhor resultado do Brasil neste estilo considerando todos os Mundiais.

+ Meiriele Santos perde na 1ª rodada do estilo livre feminino

Para chegar na disputa da medalha, Igor Queiroz teve uma campanha de três vitórias e uma derrota. Primeiro, o brasileiro superou o holandês Tyrone Sterkenburg, o grego Apostolos Tsiovolos e o ucraniano Valentyn Shkliarenko e perdeu para o húngaro Alex Szoke na semifinal. Assim, foi encaminhado à disputa pelo bronze, onde encarou Nitesh Nitesh, indiano que perdeu nas quartas de final para Alex Szoke.

Igor Queiroz Brasileiro Sub-20 wrestling Cubatão brasileiro de wrestling
Igor Queiroz (UWW)

Todas as lutas preliminares aconteceram na terça-feira e somente a disputa pelo bronze foi realizada nesta quarta-feira. No duelo decisivo, o indiano foi muito rápido e partiu para o ataque logo no primeiro movimento de luta. Ele projetou o brasileiro, o dominou e conseguiu cinco rolamentos, para vencer por superioridade, com apenas 44 segundos de combate.

Resultado histórico

Assim, Igor Queiroz terminou na quinta posição. Apesar de não ter conseguido ir ao pódio, este foi o melhor resultado do Brasil no estilo greco-romano em um Mundial de wrestling, independentemente da categoria. O país segue sem medalhas no Mundial sub-23, evento que é disputado anualmente desde 2017 (a exceção foi 2020, quando não foi disputado por conta da pandemia).

Igor Queiroz Mundial sub-23 de wrestling
Igor Queiroz teve uma campanha histórica no Mundial sub-23 (Foto: UWW)

Igor Queiroz é um dos atletas mais promissores do wrestling brasileiro. Ele conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali-2021, derrotando um cubano na final, e foi prata nos Jogos Sul-Americanos de Assunção-2022. Nesta temporada, o mato-grossense ainda foi quinto colocado no Pan-Americano Sênior e disputou o Campeonato Mundial Sênior.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além de Igor Queiroz, o Brasil contou com a participação de Meiriele Santos neste Mundial sub-23 de wrestling. Ela entrou em ação nesta quarta-feira, competindo na categoria até 68kg do estilo livre feminino, e foi derrotada pela sueca Tindra Sjoeberg na primeira rodada. Sua adversária foi eliminada nas quartas de final e a brasileira não pôde ir à repescagem.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Wrestling

O brasileiro ficou perto de faturar um lugar no pódio dos 65kg estilo livre, mas acabou superado no duelo pelo bronze
A brasileira Thamires Machado eliminou na semifinal a cubana Milaimy Potrille, bronze em Paris-2024, e perdeu na decisão do Pan-Americano da estadunidense Kylie Welker, campeã mundial em 2024
Calebe Ferreira ganhou a medalha de bronze, sua terceira na história do Pan-Americano. Além dele, mais quatro brasileiros competiram no primeiro dia do campeonato, todos do estilo greco-romano
Calebe Ferreira e Ana Luiza França conversaram com o OTD de forma exclusiva e revelaram suas pretensões no Pan-Americano que acontecerá em Monterrey, de 8 e 11 de maio