Brasil conquista mais dois pódios e uma vaga para o Pan-2023

No Pan-Americano de wrestling, Joílson Júnior foi bronze e se classificou para Santiago-2023. Já Brenda Aguiar foi prata numa categoria não-olímpica

No segundo dia do Campeonato Pan-Americano de wrestling, em Acapulco, no México, o Brasil faturou mais duas medalhas e garantiu mais uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Joílson Júnior conquistou o bronze e se classificarou para a competição do ano que vem no Chile. Já Brenda Pereira foi vice-campeã, mas numa categoria não olímpica.

Joílson Júnior estreou na categoria 77 kg do estilo greco-romano com uma vitória de 5 a 1 sobre o dominicano Luis León, mas não conseguiu passar, na semifinal, pelo guatemalteco David Chuoc Huoc, que venceu por 9 a 1. Na decisão do bronze, no entanto, ele se recuperou, fez 8 a 0 em cima do canadense John Yeats, garantiu o terceiro lugar e carimbou o passaporte para Santiago-2023.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já André Luiz Pinto, na categoria até 87 kg do estilo greco-romano, foi arrasador na estreia e precisou de apenas 26 segundos para vencer o chileno Guillermo Sepúlveda e avançar para as quartas de final. Na fase seguinte, contudo, não resistiu ao cubano Daniel Hechavarria, que venceu por 9 a 0. Apesar da derrota, o brasileiro foi repescado e voltou para o torneio para enfrentar o mexicano Afonso Yepez pela medalha de bronze. Se vencesse, garantiria vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, mas foi derrotado por 7 a 5, de virada, depois de estar vencendo por 5 a 1.

Como Cuba, de Daniel Hechavarria, que foi o campeão, já tinha a vaga garantida, André Luiz Pinto ganhou mais uma chance de tentar a classificação para os Jogos Pan-Americanos contra o hondurenho Ariel Rodriguez, que perdeu a outra disputa do bronze da categoria para Carlos Jaramillo, da Colômbia, mas acabou derrotado novamente por 8 a 0.

Na estreia do Brasil no estilo livre feminino, Brenda Aguiar competiu na categoria até 72 kg, que não é olímpica e, portanto, não havia vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 em disputa. Com apenas três lutadoras na chave, ela já tinha medalha garantida antes mesmo da competição começar, mas foi em busca do ouro.

Na estreia, perdeu para a americana Skylar Grote, mas, depois, conseguiu vencer a mexicana Maria Guadalupe e faturou a medalha de prata.

Com os resultados desta sexta-feira, o Brasil soma quatro medalhas no Campeonato Pan-Americano de wrestling, já que no primeiro dia conquistou prata com Eduard Soghomonyan e Kenedy Pedrosa, respectivamente, nas categorias até 130 e 67 kg do estilo greco romano. Além disso, também são quatro as vagas garantidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023: as três conquistadas em Acapulco, duas na quinta e uma na sexta, e a que Igor Queiroz conseguiu no fim do ano passado nos Jogos Pan-Americanos da Juventude.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Wrestling

O brasileiro ficou perto de faturar um lugar no pódio dos 65kg estilo livre, mas acabou superado no duelo pelo bronze
A brasileira Thamires Machado eliminou na semifinal a cubana Milaimy Potrille, bronze em Paris-2024, e perdeu na decisão do Pan-Americano da estadunidense Kylie Welker, campeã mundial em 2024
Calebe Ferreira ganhou a medalha de bronze, sua terceira na história do Pan-Americano. Além dele, mais quatro brasileiros competiram no primeiro dia do campeonato, todos do estilo greco-romano
Calebe Ferreira e Ana Luiza França conversaram com o OTD de forma exclusiva e revelaram suas pretensões no Pan-Americano que acontecerá em Monterrey, de 8 e 11 de maio