A velocidade de Rosangela Santos e Verônica Hipólito rumo aos Jogos

Rosangela Santos e Verônica Hipólito são as estrelas do quinto episódio da websérie Desafie o seu Sistema sobre a preparação do Time Ajinomoto para Tóquio

Rosangela Santos é a mulher mais rápida do continente. Única da América do Sul a baixar dos 11 segundos nos 100 m rasos. Além disso, foi medalha de bronze no revezamento 4 x 100 m nos Jogos Olímpicos de Pequim. Verônica Hipólito é também velocista, dona de duas medalhas paralímpicas e duas mundiais. Ambas correm atrás, com muita velocidade, da vaga para representar o Brasil em Tóquio-2020. O quinto episódio da websérie “Desafie o seu sistema” mostra a rotina de treinos das duas em busca do sonho.

“Vida de atleta é abdicação sempre”, diz Rosangela Santos. “Faça sol, faça chuva, que tenha uma ventania ou não, a gente sempre vai estar treinando”, completa Verônica Hipólito.

Os treinos de atletas de velocidade são extenuantes. É preciso muita força e explosão para conseguir na pista ser o mais rápido possível. “O treinamento diário é exaustão total. A minha força mental vem de treinamento. Tem dias que você quer ficar na cama, mas enquanto eu estou na cama todo mundo está treinando. Então eu tenho que ir, ser o máximo disciplinada possível para poder aguentar porque é bem puxado”, explica Rosângela Santos.

Mas não é só sofrimento e dedicação. “O atleta velocista antes de tudo tem que se divertir com o que faz”, revela Verônica Hipólito. Pois é, se não gostar, não tem como aguentar.

O episódio mostra também que praticamente não há diferenças entre a forma de treinar de uma atleta de ponta olímpica e de uma paralímpica. “Nosso objetivo em comum é ser as melhores do mundo”, garante Verônica Hipólito.

Mas para alcançar isso, não basta só treinar. É preciso equilibrar a atividade com descanso e alimentação. “Se você se alimenta bem, você vai suplementar bem, você vai dormir bem, vai recuperar melhor e vai treinar melhor. O que o Time Ajinomoto está fazendo é algo histórico porque são mais de 30 atletas olímpicos e paralímpicos de várias modalidades, tendo toda a base de suplementação até indo com experiência com outros atletas”, finaliza Verônica Hipóltio.

A WEBSÉRIE

O episódio estrelado por Rosangela Santos e Verônica Hipólito é o quinto da websérie “Desafie seu Sistema”, uma realização em parceria entre o Olimpíada Todo Dia e a Ajinomoto. A estreia foi com Ana Marcela Cunha, da maratona aquática no final de outubro. Depois dela, Bruna Takahashi, do tênis de mesa, Milena Titoneli, do taekwondo, e Arthur Nory e Francisco Barretto, da ginástica artística, também revelaram suas rotinas de treino visando os Jogos Olímpicos.

“Queremos que a série ‘Desafie o seu Sistema’ desperte o desejo da torcida brasileira de acompanhar o dia a dia desses guerreiros e torcer ainda mais por cada um deles”, diz a gerente de comunicação da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana.

+ VEJA A PÁGINA ESPECIAL SOBRE O TIME AJINOMOTO

“A Ajinomoto do Brasil apoia esses esportistas por meio do Projeto Vitória porque acredita muito no potencial de todos eles e a torcida de cada brasileiro vai ser muito importante até os Jogos”, completa a executiva.

A websérie será composta por 12 episódios. Boa parte das gravações foram realizadas antes do início da pandemia do novo coronavírus e foram retomadas à medida que as regras de segurança sanitária permitiram.

Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Atualmente, 34 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

Giovana Pinheiro
Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em​ Tóquio 2020AtletismoDesafie o seu sistemaWebséries

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa