Andressa Morais é vice-campeã da etapa final da Liga Diamante

No principal evento do ano, Andressa Morais deixa para trás a atual bicampeã olímpica e e é vice-campeã da Final da Liga Diamante de atletismo; Thiago Braz é 10º no salto com vara

A brasileira Andressa Morais ficou com o vice-campeonato do lançamento de disco na etapa final da Liga Diamante, disputada em Bruxelas, na Bélgica. Nesta sexta-feira (31), a competição reuniu as principais atletas da temporada, e a brasileira conseguiu a marca de 64,65m para ficar no topo da tabela. Ela deixou para trás a atual bicampeã olímpica Sandra Perkovic.  A vencedora foi a cubana Yaimé Perez que, no último lançamento, fez 65m.

Andressa tem 27 anos e participou das duas últimas Olimpíadas. Em Londres 2012 foi 16ª colocada. No Rio, há dois anos, foi 21ª.

No ano passado, conseguiu o principal resultado da sua carreira, ao ser finalista do Campeonato Mundial, terminando em 11º. Nesta temporada, vem conseguindo boas marcas, inclusive quebrou o recorde nacional da prova, com 65,10m, em prova disputada no interior de São Paulo. Na Diamond League, tinha ficado em quarto lugar em Doha e em Londres.

No primeiro lançamento, Andressa acabou jogando o disco na gaiola que envolve o círculo onde faz os giros. Assim, teve a primeira tentativa invalidada. Na segunda chance, alcançou 58,48m, indo para a quarta posição. Depois, fez um arremesso torto, que acabou invalidado também. Naquele momento, estava em quinto lugar. Manteve o quinto lugar após a quarta rodada, melhorando um pouco sua marca, com 58,83m.

Na quinta chance que teve, o grito após o lançamento já demonstrava que a marca ia ser boa. O disco caiu na distância de 62,16m, e a brasileira subiu para o terceiro lugar. Na chance derradeira, novamente com um grito, conseguiu 64,65m e foi vice-campeã da Liga Diamante.

Salto com vara

Outro brasileiro na disputa em Bruxelas, o campeão olímpico Thiago Braz ficou em décimo lugar no salto com vara. Ele passou dos 5,53m na terceira tentativa, mas falhou três vezes em 5,68m.

O russo Timur Morgunov foi o campeão, com 5,93 m. O norte-americano Sam Kendricks ficou em segundo lugar, com 5,88 m, seguido do canadense Shawn Barber, com 5,83 m.

Na quinta-feira (30), nas finais da Liga Diamante de Zurique, na Suíça, Darlan Romani terminou em quarto lugar no arremesso do peso, em outra grande apresentação, com a marca de 21,94 m – 1 cm apenas abaixo de seu recorde sul-americano.

Guilherme Costa

Mais em​ AtletismoVolta Olímpica

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa