Brasil se garante na Olimpíada de Tóquio na classe Nacra 17

Além de assegurar para o país uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Samuel Albrecht e Gabriela Sá se classificaram para a regata da medalha da Nacra 17 no Mundial de vela

O Brasil pode comemorar mais uma vaga olímpica no Mundial de vela, que está sendo disputado em Aarchus, na Dinamarca. Depois das classes Laser e 49erFX, na última quinta-feira, nesta sexta-feira foi a vez do barco nacional da classe Nacra 17 garantir um lugar nos Jogos de Tóquio 2020. O time formado por Samuel Albercht e Gabriela Sá conseguiu um 16º, um 8º e 10º lugares, para fechar o dia em quinto lugar.

+ BRASIL JÁ TEM 23 ATLETAS CLASSIFICADOS PARA TÓQUIO 2020

Importante lembrar que a vaga não é dada automaticamente para a dupla Samuel e Gabriela. A Confederação Brasileira fará um critério técnico para indicar o barco que representará o país em Tóquio 2020. Neste mesmo Mundial, por exemplo João Bulhões e Bruna Martinelli ficaram em 20º.

Além da vaga olímpica, Samuel e Gabriela seguem na briga por medalhas no Mundial. Os italianos Rugero Tita e Caterina Banti lideram a competição com 69 pontos perdidos, apenas um a menos que os australianos Nathan Outteridge e Haylee Outteridge. Em terceiro estão Santiago Lange e Cecilia Saroli, com 72 pontos, e em quarto os dinamarqueses Christian Lubeck e Lin Ea com 75. Os brasileiros estão em quinto com 82.

A regata da medalha é no domingo, e vale pontuação dobrada, envolvendo apenas os dez primeiros colocados. Assim, para brigar pela medalha, os brasileiros precisam ficar ao menos cinco posições na frente dos argentinos e quatro dos dinamarqueses.

Com isso, o Brasil já tem 23 vagas para a Olimpíada de Tóquio se somarmos todos os esportes. Além das cinco da vela – Laser (uma pessoa), Nacra 17 (duas pessoas) e 49erFX (duas pessoas), o futebol feminino (18 atletas) já garantiu um lugar nos Jogos, ao  vencer a Copa América no início do ano.

 

Guilherme Costa

Mais em​ Volta OlímpicaVela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento