Evandro e Arthur Lanci estão entre os quatro melhores no Elite 16 de Brasília do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Neste sábado (19), a dupla brasileira se classificou para a fase semifinal do torneio com duas vitórias. No primeiro desafio, os dois bateram Plavins e Fokerots, da Letônia, por 2 sets a 1, parciais de 21/14, 17/21 e 31/29. Garantidos nas quartas de final, eles enfrentaram os austríacos Hammarberg e Berger e avançaram com triunfo em séries diretas: 21/17 e 28/26. Na semifinal, os atletas do Brasil duelam contra os noruegueses Mol e Sorum, campeões olímpicos em Tóquio-2020 e bronze em Paris-2024.
- CBV anuncia a lista de inscritos por Bernardinho na VNL masculina
- Pedro e Renato buscam ‘melhorar’ atuação na Etapa de Aracaju
- Campeão em Dubai, Vitor Tavares atropela na estreia no Bahrein
- Brasil dá show e leva 4 ouros no Mundial de judô paralímpico
- Nova geração da esgrima entra em ação no Torneio Nacional
Semifinalistas com a palavra
“É uma sensação muito gostosa. Eu fiquei arrepiado depois do último ponto. Fui me concentrando bastante. Se for ver, eu não fiz tantos pontos de saque durante o torneio. E é uma coisa que, querendo ou não, eu faço bem. Então eu estava brigando com isso, ficando até meio irritado. Mas tem uma pessoa do meu lado que confia muito. Além de confiar em mim, ele confia muito no meu saque. Então o Arthur chegou para mim e falou: ‘cara, vai para o seu melhor’. Nós conseguimos passar um ponto na frente e terminamos o jogo com esse saque. Então, feliz demais com a vitória”, disse Evandro.
“Evandro tem o melhor saque do planeta. Aí o cara vai segurar o braço? Não vejo lógica nisso. Aí eu falei para ele: ‘meu irmão, não dá para desistir do teu saque’. Mas o que ele está jogando é absurdo. E a gente está conseguindo fazer um conjunto, o que acho o ideal. Não é um jogar tão bem, nem o outro. A gente está jogando no mesmo nível. O que é maravilhoso”, disse Arthur Lanci. “Quero agradecer à torcida de Brasília, que é sempre especial. Eu sempre falo que jogo bem aqui desde a base. E é gratificante demais poder conquistar esse vaga”, concluiu o atleta.
Virtudes nas classificações
Evandro e Arthur Lanci passaram por dois confrontos complicados para conquistarem a vaga na semifinal do Elite 16 de Brasília. No duelo de abertura do dia, os brasileiros foram superiores aos atletas da Letônia no setor ofensivo. Eles apresentaram bastante segurança e eficiência na virada de bola, pontuando com frequência no saque dos oponentes. Além de aproveitarem bem alguns contra-ataques. No total, os atletas do Brasil ganharam com 11 de vantagem neste fundamento: 48 a 37. Arthur Lanci foi mais caçado na recepção e precisou atacar mais vezes, colocando 27 bolas no chão contra 21 de Evandro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Nas quartas de final, o embate ofensivo foi mais equilibrado com os austríacos perdendo por apenas um ponto: 32 a 31. Hammarberg e Berger bloquearam melhor (6 a 3), mas Evandro e Arthur Lanci foram superiores no saque, com 3 a 1 em aces, um deles o que fechou a partida. Os brasileiros apresentaram mais consistência em quadra cometendo apenas cinco erros contra 11 dos europeus. Entre os dois atletas, Evandro se destacou mais neste embate com 22 pontos, sendo 17 em ataques, três em tocos e dois de saque.
Semifinais e disputa por medalhas neste domingo
Na briga por vaga na final do Elite 16 de Brasília, Evandro e Arthur pegam neste domingo (20), às 10h, Mol e Sorum, que venceram neste sábado os canadenses Schachter e Pickett, por 2 a 0, parciais de 24/22 e 21/15, na eliminatória com 12 parcerias. Em seguida, nas quartas de final, os noruegueses campeões olímpicos em Tóquio-2020 despacharam os os letões Plavins e Fokerots em duplo 21/16.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Na outra semifinal do Elite 16 de Brasília, os holandeses Boermans e De Groot encaram os poloneses Losiak e Bryl. Os primeiros eliminaram os noruegueses Mol e Berntsen, por 2 sets a 1, parciais de 20/22, 21/15 e 15/10. Já os últimos bateram os argentinos Nico Capogrosso e Tomi Capogrosso em séries diretas: 21/18 e 21/16.