Em confronto equilibrado e com alternâncias de bons momentos, as campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia acabaram levando a melhor diante de Thamela e Vic. Elas despacharam as compatriotas na fase eliminatória que reúne as 12 principais duplas do Elite 16 de Brasília do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. As medalhistas de ouro em Paris-2024 venceram as detentoras do título do Elite 16 de Saquarema por 2 sets a 1, parciais de 21/18, 19/21 e 15/13. As duas representam o Brasil no feminino nas quartas de final da competição, assim como Carol Solberg e Rebecca, que avançaram apesar do revés.
- Luiz Roncone ganha sua segunda medalha no Pan em Medellín
- Vasco bate Fortaleza e entra no G-8 do Brasileiro Sub-20
- Brasileiro elimina favorito em jogo de quase quatro horas
- Em jogo duro, Demoliner vence estreia no Challenger de Oeiras
- João Fonseca ganha convite e vai jogar em Stuttgart
Melhor no saque e menos erros
Além de Thamela e Vic, Taiana Lima e Talita também estão eliminadas do Elite 16 de Brasília. Antes de perderam para Duda e Ana Patrícia, Thamela e Vic atuaram nesta sexta-feira (18) na primeira fase eliminatória e venceram as finlandesas Ahtiainen e Lahti, de virada, por 17/21, 21/15 e 15/12. Na mesma etapa, Taiana Lima e Talita perderam das estadunidenses Cannon e Kraft: 21/15 e 21/16. Para completar a participação feminina nesta sexta, Carol Solberg e Rebecca foram superadas pelas austríacas Klinger D. e Klinger R. (21/19 e 21/16).
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
No embate entre as duplas compatriotas, Duda e Ana Patrícia venceram com atuação mais consistente do que Thamela e Vic. As campeãs olímpicas cometeram menos erros somando os três sets, aspecto que foi o maior diferencial para o placar. Elas ganharam 12 pontos de graça em falhas das rivais e cederam apenas oito. Tudo igual nos ataques (36 a 36) e vantagem das derrotadas em bloqueios (5 a 3). Por fim, as medalhistas de ouro em Paris-2024 venceram em aces (4 a 3), com Duda marcando todos eles.
Nas quartas de final, Duda e Ana Patrícia encaram neste sábado (19) as algozes de Carol Solberg e Rebecca. O duelo diante das austríacas Klinger D. e Klinger R. está marcado para 13h. Antes das atuais campeãs olímpicas, Carol Solberg e Rebecca enfrentam as canadenses Melissa e Brandie, às 12h, na busca por vaga na semifinal do Elite 16 de Brasília.
Arthur Lanci e Evandro classificados
Assim como no feminino, com Duda e Ana Patrícia, no masculino o Brasil permanece com só uma dupla com chances de título no Elite 16 de Brasília. Três parcerias entraram em quadra e apenas Arthur Lanci e Evandro ganharam na primeira fase eliminatória do torneio. Os dois derrotaram os estadunidenses Schalk e Shaw, por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/12 e avançaram para a etapa que reúne os 12 melhores duetos da competição. Agora, eles terão pela frente na busca por vaga nas quartas de final os letões Plavins e Fokerots, neste sábado, às 11h.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Ainda pela fase de grupos, no E, Pedro e Renato sofreram revés em séries diretas para a mesma parceria derrotada pelos únicos brasileiros que continuam vivos na disputa. Arthur e Adrielson realizaram dois jogos nesta sexta, com vitória na fase de grupos e eliminação na primeira etapa eliminatória do Elite 16 de Brasília. No primeiro compromisso do dia, pelo Grupo F, os dois superaram os portugueses Pedrosa e Campos: 21/16 e 21/19. Mais tarde, no segundo e último confronto, eles perderam para os australianos Nicolaidis e Carracher, sets de 21/16 e 21/18.