Duda/Ana Patrícia, no feminino, André/George, no masculino, serão as duplas brasileiras no torneio de vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. O país busca recuperar a hegemonia na modalidade, já que não consegue uma medalha de ouro desde Guadalajara-2011. Na última edição, em Lima-2019, Ângela e Carol Horta conquistaram o bronze, enquanto Thiago e Oscar terminaram apenas em sétimo lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Nossos pódios
Na edição do Rio de Janeiro, em 2007, a dupla formada por Juliana e Larissa brilhou em terras cariocas e faturou o título atuando em casa, ao lado da torcida. Quatro anos depois, elas repetiram a conquista em Guadalajara-2011, o que faz delas a dupla mais vencedora da história do vôlei de praia feminino nos Jogos Pan-Americanos.
Mas Juliana e Larissa não foram as primeiras brasileiras a serem campeãs dos Jogos Pan-Americanos. Na primeira edição em que o vôlei de praia esteve no programa, Adriana Behar e Shelda conquistaram a medalha de ouro.
Atuando ao lado de Ana Richa, Larissa França também conquistou o bronze em Santo Domingo 2003, sendo assim a maior vencedora do vôlei de praia de todos os tempos nos Jogos Pan-Americanos.
Apesar de não subir no lugar mais alto do pódio desde Guadalajara-2011, o Brasil registra o melhor desempenho do naipe feminino do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos: três ouros e três bronzes.
Medalhistas
Quadro de medalhas
Nossos pódios
Com duas medalhas de ouro no peito, Emanuel é a grande estrela da história do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos. Ele foi campeão no Rio de Janeiro, em 2007, ao lado de Ricardo e repetiu a conquista em Guadalajara-2011 junto com Alisson.
As duas medalhas de ouro somadas a três pratas e um bronze fazem do Brasil o maior vencedor da história do vôlei de praia masculino dos Jogos Pan-Americanos, mas a primeira conquista só veio na terceira edição da modalidade no evento. Em Winnipeg-1999, os canadenses Jody Holden e Conrad Leinemann subiram no lugar mais alto do pódio, honraria que os cubanos Francisco Alvarez e Juan Rossell conseguiram em Santo Domingo-2003.
Mas desde o título de Alison e Emanuel em Guadalajara-2011, o Brasil vive um jejum de conquistar. Em Toronto-2015, Vitor Felipe e Álvaro Filho ficaram com a medalha de bronze, mas, em Lima-2019, o país ficou pela primeira vez fora do pódio com o sétimo lugar de Thiago e Oscar.
Medalhistas
Quadro de medalhas
História do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos
Na edição de Santiago-2023 dos Jogos Pan-Americanos, o vôlei de praia completará 24 anos de presença garantida na competição. A primeira vez em que a modalidade foi disputada aconteceu em Winnipeg 1999, no Canadá, quando o Brasil faturou três medalhas: ouro (Adriana Behar/Shelda), prata (Lula Barbosa/Adriano Garrido) e bronze (Roberto Lopes/Franco Neto). Ao todo, as equipes brasileiras já levaram 13 medalhas para casa na curta história do esporte no Pan.