O brasileiros Vôlei Renata, Praia Clube e Sada Cruzeiro participaram da fase de grupos do Mundial de Clubes 2025 de vôlei masculino e apenas um se garantiu entre os quatro melhores. Segundo colocado do Grupo A, o primeiro deles avançou para a semifinal com duas derrotas e uma vitória. O Campinas bateu o compatriota de Uberlândia, mas perdeu do qatari Al-Rayyan e do polonês Zawiercie, vice-campeão europeu em 2024/25, duelo definido só no tie-break. Para disputar o título, a equipe campineira encara o italiano Perugia, líder do Grupo B e atual medalhista de ouro continental, neste sábado (20), às 18h30.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Os confrontos do Mundial de Clubes estão sendo realizados na Arena Guilherme Paraense, mais conhecido como Mangueirinho, em Belém (PA). Antes do Vôlei Renata, representante do país-sede, entrarar em quadra, às 15h, o polonês Aluron Zawiercie, primeiro do Grupo A e vice-campeão europeu, enfrenta o japonês Osaka Bluteon, segundo melhor do Grupo B e prata no asiático. Outros brasileiros presentes na competição, Praia Clube e Sada Cruzeiro terminaram eliminados na fase de grupos. Campeão em 2024, o time cruzeirense ficou pelo caminho com derrotas para Perugia e Osaka.
- Kamilla Cardoso tem atuação discreta e Guangdong perde duelo direto pela liderança
- Copa das Campeãs da Fifa estreia com premiação histórica: veja quanto vale cada fase
- Copa das Campeãs: lista de inscritas de Corinthians, Arsenal, Gotham e ASFAR
- Melo e Romboli encerram parceria e ficam fora da Copa Davis contra o Canadá
- Com campeões mundiais, CPB anuncia primeiros convocados da Paralimpíada
Principais nomes dos semifinalistas
No duelo entre Perugia e Vôlei Renata acontecerá o encontro de levantadores renomados no vôlei mundial. Do lado italiano estará em quadra Simone Giannelli, melhor jogador da Liga dos Campeões da Europa 2024/25. O atleta da seleção da Itália soma por seu país os títulos do Mundial em 2022 e 2025 e ainda ganhou a mesma competição, só que por clubes, quatro vezes: 2012/13, 2018/19, 2022/23 e 2023/24. Já o time campineiro terá a presença e liderança de Bruno, campeão olímpico pelo Brasil na Rio-2016. Ele tem também o ouro do Mundial por sua nação, em 2010, e de clubes na temporada 2019/20.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
No momento, o oposto tunisiano Wassim Ben Tara é o maior pontuador do Perugia no Mundial de Clubes com 39 pontos. Ele fez três a mais que o ponteiro polonês Kamil Semeniuk, segudo em acertos pelo time italiano. O principal bloqueador da competição é disparado o central argentino Loser, também do clube da Itália, com 14. O atual campeão europeu também conta com o melhor levantador, já que Simone Giannelli lidera as estatísticas da posição. O líbero Massimo Colaci figura em destaque como segundo colocado em recepção.
Já pelo Vôlei Renata, o líder em pontos no Mundial de Clubes é o ponteiro Adriano Xavier, com 50. Ele também lidera em ataques, marcando 47. Bruno está em terceiro entre os levantadores e o central Judson igualmente tem se destacado pelo Campinas. Para fechar, o ponteiro Maurício Borges e o líbero Lukinha estão com os melhores números nas estatísticas em recepção.
Ex-Sada Cruzeiro protagonista de time japonês
Na outra semifinal, o principal nome individualmente é o ponteiro cubano Miguel Lopez, ex-Cruzeiro. O atleta é o protagonista do Osaka Bluteon no Mundial de Clubes e lidera a equipe entre os maiores pontuadores, com 42, sendo 36 em ataques, em terceiro em ambos. Além disso, está entre os cinco melhores em aces, com cinco. Mas ele não é o único que está se destacando pelo time asiático. O levantador francês Antoine Brizard é o segundo melhor do campeonato, o líbero Tomohiro Yamamoto está no topo das estatísticas em defesas, com 24, e o ponteiro Shoma Tomita é o quinto em recepção.
Do lado do Zawiercie, o principal nome no Mundial de Clubes no momento é o ponteiro estadunidense Aaron Russell. Ele é o segundo nas estatísticas como maior pontuador, com 49 pontos, sendo 43 em ataques, ocupando também a vice-liderança. Já o ponteiro polonês Bartosz Kwolek está em quinto por marcar 37 em três jogos. A equipe polonesa tem também o melhor sacador após a fase de grupos. O levantador português Miguel Tavares anotou oito aces em 48 saques realizados. Já entre os levantadores, ele está em quarto. Por fim, o líbero polonês Jakub Popiwczak está entre os melhores em recepção.