A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou nesta quarta-feira (7) a relação completa de atletas inscritas para a Liga das Nações de vôlei feminino (VNL). Ao todo, cada país pode inscrever 30 jogadoras, sendo que algumas delas não devem ser chamadas para os treinos antes da competição pelo técnico José Roberto Guimarães. Chama atenção duas ausências: a líbero Natinha e a central Carol que estavam no elenco medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Lista de inscritas – VNL Feminina 2025:
Levantadoras:
Giovana
Kenya
Lyara
Macris
Marina Sioto
Roberta
Vivian Lima
Ponteiras:
Aline Segato
Ana Cristina
Gabi
Helena
Julia Bergmann
Karol Tormena
Opostas:
Ariane
Jheovana
Kisy
Rosamaria
Sabrina
Tainara
Centrais:
Diana
Julia Kudiess
Lanna
Lorena
Luzia
Mayhara
Valquiria
Líberos:
Kika
Laís
Marcelle
Paulina
Até o momento, o técnico José Roberto Guimarães convocou apenas as seguintes atletas: Jheovana, Kisy e Tainara (opostas); Macris e Roberta (levantadoras); Ana Cristina, Helena e Julia Bergmann (ponteiras); Diana, Julia Kudiess, Lorena e Luzia (centrais); e Kika e Laís (líberos). A expectativa é que nos próximos dias o treinador convoque outras atletas que acabaram recentemente os seus compromissos com seus clubes.
A lista de inscritas da VNL tem como principais ausências duas atletas que estavam nos Jogos Olímpicos Paris-2024 e eram cotadas para a lista: a central Carolana e a líbero Natinha. Carol jogou nesta temporada no Scandicci, da Itália, e foi vice-campeã da Champions League de vôlei feminino. Já Natinha estava no Praia Clube, que foi campeão sul-americano e terceiro colocado da Superliga Feminina. Das outras atletas que estavam em Paris, também estão ausentes da lista a central Thaisa, que se aposentou da seleção, Nyeme, que acabou de se tornar mãe, e Lorenne, que teve uma lesão no início da temporada de clubes jogando pelo Sesi Bauru, tendo pouco pouco tempo de quadra nesta temporada.
A VNL feminina acontece entre os dias 4 de junho e 27 de julho. Na primeira semana da competição, o Brasil jogará no Rio de Janeiro, no Maracanãzinho. Os primeiros jogos da seleção feminina de vôlei serão contra Tchéquia, Estados Unidos, Alemanha e Itália.