Sada Cruzeiro ganha de virada e fatura nono título da Superliga

Sada Cruzeiro cresce ao longo do jogo, derrota o Vôlei Renata por 3 a 1 e fatura o nono título da Superliga Masculina de vôlei

Mais uma vez, o Sada Cruzeiro é o melhor time do voleibol nacional. A equipe mineira conquistou neste domingo (4) o seu nono título da Superliga Masculina de vôlei. Após perder o primeiro set, o Cruzeiro conseguiu a virada e derrotou o Vôlei Renata/Campinas por 3 sets a 1, com parciais de 18/25, 25/23, 25/23 e 25/21.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O troféu da Superliga Masculina coroa uma temporada quase perfeita do Sada Cruzeiro. Ao todo foram cinco títulos com a conquista deste domingo. Além da Superliga, o Cruzeiro ainda faturou a Supercopa do Brasil, Campeonato Mineiro, Sul-Americano e o Mundial de Clubes. A única taça que faltou foi a da Copa Brasil. A equipe foi eliminada nas quartas de final da competição e o título ficou com o rival Itambé Minas. Já na Superliga, o Sada Cruzeiro chegou a marca de nove títulos: 2012, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2022, 2023 e 2025.

Como foi a final

A partida começou com domínio total do Vôlei Renata. A equipe de Campinas iniciou o jogo forte em todos os fundamentos, principalmente no bloqueio. Assim, o time abriu oito pontos de vantagem, liderando o placar por 11 a 3. O Sada Cruzeiro reagiu na segunda metade do set, principalmente através dos pontas Vaccari e Rodriguinho. A diferença no marcador caiu para quatro pontos no 20/16. Mas na reta final da parcial, o Renata confirmou a vantagem e fechou o set em 25/18 após um ataque do oposto Bruno Lima.

O Sada Cruzeiro manteve a reação do final do primeiro set no início do segundo. A equipe mineira abriu seis pontos de vantagem, no 10/4, com uma melhora no saque e no passe. Na reta final do set, o Vôlei Renata encostou no placar. Mas os mineiros conseguiram manter a diferença mínima e fecharam o set em 25/23 após um Oppenkoski explorar o bloqueio campineiro.

Lucão saca no jogo entre Sada Cruzeiro e Vôlei Renata na Superliga Masculina
Lucão foi um dos destaques da virada do Sada Cruzeiro (Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro)

O terceiro set foi o mais equilibrado da final, com as duas equipes se alternando na liderança do placar desde o início. Com o passe cada vez melhor na equipe, Matheus Brasília conseguiu fazer uma melhor distribuição dos ataques do time, utilizando mais os centrais. Lucão, por exemplo, foi o destaque do set e anotou o ponto decisivo em um ataque no meio de rede. Com a vantagem no placar, o Sada Cruzeiro teve seu set mais tranquilo na quarta parcial. Com o controle do jogo, o time mineiro foi aos poucos abrindo a diferença no marcador para fechar o jogo com um 25/21.

Números do jogo

Com 14 pontos, Lucão terminou o jogo como o maior pontuador do Sada Cruzeiro. Foram 12 de ataque, um de bloqueio e um ace. Ainda no meio de rede, Otávio anotou 11 pontos. Destaque também para dois atletas que saíram do banco de reservas. Gabriel Vaccari e Oppenkoski mostraram que o Cruzeiro tem um grande elenco e anotaram 12 pontos cada. Do outro lado, Bruno Lima terminou como o maior pontuador da partida com 15 acertos, enquanto Adriano teve 13 pontos.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Vôlei

Bernardinho colocou em sua lista de inscritos oito jogadores que ainda não foram convocados para a preparação para a VNL masculina
Ricardo Lucarelli e Flávio Gualberto são chamados por Bernardinho para defender o Brasil na Liga das Nações
A CBV divulgou nesta quinta-feira (8) as convocações de Adriano (ponteiro), Matheus Brasília (levantador), Alê Elias (líbero), Judson (central) e Léo (central). Eles se apresentam ao técnico Bernardinho no domingo (11)
José Roberto Guimarães inscreveu 30 atletas para a VNL Feminina, sem Carolana, Natinha e Lorenne das medalhistas de Paris