Bruninho e Wallace comandam finalistas por título da Superliga

Neste domingo (4), o Sada Cruzeiro, de Wallace, duela contra o Vôlei Renata, de Bruninho, às 10h, no ginásio do Ibirapuera, na briga pelo título da Superliga 2024/25, o principal campeonato brasileiro de vôlei
Ginásio do Ibirapuera - Final da Superliga Masculina - Sada Cruzeiro, de Wallace, contra Vôlei Renata, de Bruninho
Ginásio do Ibirapuera é o palco da-final da Superliga Masculina entre Sada Cruzeiro, de Wallace, e Vôlei Renata, de Bruninho (Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro)

Chegou o dia de definir o campeão da edição de 2024/25 da Superliga Masculina. Neste domingo (4), o Sada Cruzeiro, do capitão Wallace, duela contra o Vôlei Renata, capitaneado por Bruninho, às 10h, no ginásio do Ibirapuera, na briga pelo título do principal campeonato brasileiro de vôlei. Juntos, os dois condutores dos finalistas somam 13 conquistas da competição, com o oposto cruzeirense como protagonista de um lado, com seis troféus, e o levantador campineiro comandando seus companheiros em quadra do outro, dono de sete taças. Por seleção brasileira, os atletas foram medalhistas de ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016 e do Mundial de 2010, entre outros prêmios coletivos e individuais.

Cruzeiro e Campinas na Superliga

Na fase de classificação da Superliga, o Cruzeiro terminou na liderança com 54 pontos, campanha de 22 vitórias e apenas três derrotas. Em seguida, o time de Wallace bateu o Vedacit Guarulhos nas quartas de final com dois resultados positivos na série melhor de três. E, na semifinal, o clube mineiro despachou o Praia Clube, avançando sem sofrer derrota. Já o Vôlei Renata fechou a etapa inicial da competição com 49, em terceiro lugar, trajetória de 18 triunfos e quatro placares negativos. Na primeira rodada eliminatória, a equipe de Campinas sofreu e garantiu sua vaga entre os quatro melhores por 2 a 1 em duelos contra Joinville. Bruninho e seus companheiros passaram, na sequência, pelo Suzano, por 2 a 0, se classificando para a decisão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Os clubes se enfrentaram duas vezes na temporada. No primeiro duelo, o Vôlei Renata derrotou o Sada Cruzeiro como visitante, em Contagem, no ginásio do Riacho, por 3 sets a 2, parciais de 21/25, 18/25, 25/22, 25/15 e 16/14. Naquele embate, o central Léo foi eleito o craque do jogo e ganhou o troféu VivaVôlei. Na ocasião, o oposto argentino Bruno Lima dominou a pontuação com 21 acertos. No returno pelo campeonato nacional, no Taquaral, Léo venceu como melhor em quadra e, novamente, Bruno Lima ganhou como maior pontuador com 22 acertos. Em casa, o time campineiro fez 3 a 0, séries de 25/22, 25/16 e 25/20. O clube mineiro é dirigido pelo técnico Fillipe Ferraz. Já o paulista é comandado pelo argentino Horácio Dileo.

Bruninho sobre a decisão

“Acho que não dá para se esconder e não dar favoritismo para equipe deles pelos títulos, pela história, mas, acho
também que o que passou, na fase classificatória, passou, é um jogo diferente, componentes diferentes, é uma final, então uma ansiedade também um pouco diferente. Eu acredito que a gente vai ter que se adaptar um pouco ao que vai acontecer durante a partida. Jogos como esse são definidos em detalhes, em pequenas táticas e mudanças que você consegue fazer durante a partida, então quem tiver mais lucidez, mais clareza para conseguir lidar com isso, vai se sair melhor. O que foi feito para trás não vai adiantar, mas, com certeza, algo que funcionou foi o nosso saque. Acho que ser agressivo é algo que a gente vai precisar ser”, disse Bruninho em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia (OTD) sobre a decisão.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

“Conquistei um título da Superliga no ginásio do Ibirapuera, com a Cimed Florianópolis em 2010. Tenho ótimas lembranças daquele ano também. É maravilhoso jogar em um ginásio como esse e a gente já sentiu um pouco, assistindo a partida do feminino, o quanto isso aqui vai estar lotado. Então, é sempre um momento mágico que a gente tem que desfrutar também porque a gente sabe que não é para sempre e não vai ter tantas oportunidades para isso novamente, então é desfrutar desse momento e conseguir fazer o melhor jogo possível”, concluiu Bruninho ao comentar sobre disputar a decisão no ginásio do Ibirapuera.

Expectativa de Wallace para a final

Seria muito legal para mim ganhar uma Superliga no Ibirapuera, um palco realmente do voleibol, principalmente porque sou daqui de São Paulo, capital. A última vez que joguei aqui, se não me engano, foi quando ainda estava com a seleção, não me recordo o ano, mas é sempre bom retornar para cá, um ginásio que poderia ser até usado um pouco mais. Enfim, tentar aproveitar da melhor maneira possível a oportunidade de jogar aqui. A gente sabe que a equipe de campinas é muito qualificada, não é à toa que está na final, então vamos tentar ser o mais regular possível durante todo o jogo. Acho que isso vai fazer com que uma das equipes saia campeã”, afirmou Wallace em exclusiva ao OTD.

“Cada Superliga que passa já é um equilíbrio muito grande, e como você falou, a gente perdeu os dois jogos para eles na fase classificatória. É um time que joga muito bem, tem um fundo de quadra muito bom, então a gente tem que tentar minar os pontos fortes deles ali para tentar sair com essa vitória”, disse Wallace, que também comentou sobre a presença de cinco campeões olímpicos deixar a final mais atrativa. “Isso é legal. Eu acho que para o público deve ser sensacional. Está certo que já faz nove anos da conquista, então tem muitos atletas mais jovens aí e a gente espera muito deles também. Mas é um grande atrativo aí para o público ter campeões olímpicos aí jogando essa final no Ibirapuera”, finalizou Wallace.

Rafael Zito

Mais em​ Vôlei

Bernardinho colocou em sua lista de inscritos oito jogadores que ainda não foram convocados para a preparação para a VNL masculina
Ricardo Lucarelli e Flávio Gualberto são chamados por Bernardinho para defender o Brasil na Liga das Nações
A CBV divulgou nesta quinta-feira (8) as convocações de Adriano (ponteiro), Matheus Brasília (levantador), Alê Elias (líbero), Judson (central) e Léo (central). Eles se apresentam ao técnico Bernardinho no domingo (11)
José Roberto Guimarães inscreveu 30 atletas para a VNL Feminina, sem Carolana, Natinha e Lorenne das medalhistas de Paris