O técnico Bernardinho divulgou nesta quinta-feira (24) a primeira lista de convocados para a temporada de 2025 da seleção brasileira masculina de vôlei. Campeão olímpico em Atenas-2004 e Rio-2016, o treinador, de 65 anos, chamou inicialmente 13 jogadores, com destaque para os irmãos e opostos Darlan e Alan. A apresentação de dez atletas está marcada para segunda-feira (28), para início dos treinamentos. Os trabalhos acontecerão no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema, no Rio de Janeiro, sede da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
Além de Darlan e Alan, Bernardinho convocou Chizoba para a posição de oposto. Os levantadores chamados foram Fernando Cachopa e Resley Rhendrick, com a presença também dos ponteiros Arthur Bento, Henrique Honorato, Lukas Bergmann e Paulo. Já entre os centrais, o treinador selecionou Geovane Kuhnen, Matheus Pinta e Thiery. Para completar, Maique foi o escolhido na função de líbero. Nem todos os jogadores iniciam as atividades na próxima segunda. Alan e Cachopa se apresentam apenas no dia 4 de maio (domingo), e Chizoba, no dia 14 (quarta-feira).
- CBV anuncia a lista de inscritos por Bernardinho na VNL masculina
- Pedro e Renato buscam ‘melhorar’ atuação na Etapa de Aracaju
- Campeão em Dubai, Vitor Tavares atropela na estreia no Bahrein
- Brasil dá show e leva 4 ouros no Mundial de judô paralímpico
- Nova geração da esgrima entra em ação no Torneio Nacional
Bernardinho: ‘nível de saque no Brasil tem que melhorar muito’
Antes do dia desta convocação, o Olimpíada Todo Dia (OTD) encontrou com o técnico Bernardinho na cobertura da semifinal da Superliga no duelo em que o Vôlei Renata venceu Suzano, por 3 sets a 0. Após a partida, o treinador conversou com a nossa reportagem. “Aqui, além de in loco, é o filho jogando. Então é uma tensão e sentimento diferentes. Claro que observei todos os jogadores, mas estava torcendo pelo Bruno. Vi coisas boas e outras que realmente temos que, como um todo, melhorar. Acho que o nível de saque no Brasil tem que melhorar muito para que a gente possa ter padrão internacional”, analisou.
Novas convocações
Neste primeiro momento, Bernardinho oficializou somente os jogadores que não estão mais na disputa da Superliga 2024/25. Desta forma, poderão aparecer em futuras listas os atletas de Sada Cruzeiro, Vôlei Renata, Suzano e Praia Clube, clubes que estão na semifinal da principal competição nacional, com os times cruzeirense e campineiro em vantagem na série melhor de três com uma vitória. A equipe celeste ganhou o primeiro jogo contra a de Uberlândia. Já a agremiação de Campinas bateu o Suzano. A final da Superliga masculina será em jogo único e está marcada para 4 de maio, em um domingo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
A primeira convocação do técnico Bernardinho tem como objetivo iniciar a preparação para a disputa da Liga das Nações 2025. O Brasil estreia no torneio no dia 11 de junho contra o Irã, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). Na primeira semana a equipe brasileira ainda enfrenta Cuba, Ucrânia e Eslovênia. A segunda semana da competição será entre 24 e 30 de junho, em Chicago (EUA). Já a terceira acontecerá de 15 a 21 de julho, em Chiba (JAP). A fase final da competição ocorrerá de 30 de julho a 3 de agosto na China.
Atletas convocados:
- Alan (oposto) – Toray Arrows Shizuoka (Japão)
- Chizoba (oposto) – Cuprum Stilon Gorzów (Polônia)
- Darlan (oposto) – Sesi Bauru (Brasil)
- Fernando Cachopa (levantador) – Monza (Itália)
- Resley Rhendrick (levantador) – Joinville (Brasil)
- Arthur Bento (ponteiro) – Itambé Minas (Brasil)
- Henrique Honorato (ponteiro) – Slepsk Malow Suwalki (Polônia)
- Lukas Bergmann (ponteiro) – Sesi Bauru (Brasil)
- Paulo (ponteiro) – Minas (Brasil)
- Geovane Kuhnen (central) – Vedacit Guarulhos (Brasil)
- Matheus Pinta (central) – Viapol São José (Brasil)
- Thiery (central) – Sesi Bauru (Brasil)
- Maique (líbero) – Minas (Minas)
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Atletas convidados:
- Juan Pablo (levantador) – Joinville (Brasil)
- Filipinho (líbero) – Joinville (Brasil)