Com apoio da torcida, o Vôlei Renata garantiu a última vaga na semifinal da Superliga Masculina 2024/25. A história do jogo decisivo das quartas de final nesta quinta-feira (17) começou desastrosa, mas acabou com final feliz para os presentes no ginásio Taquaral. A equipe do Campinas buscou forças para superar enorme adversidade no placar e virou diante do Joinville, vencendo por 3 sets a 2, parciais de 21/25, 20/25, 25/21, 25/21 e 15/9. O crescimento coletivo passou pela boa distribuição do levantador Bruno e crescimento dos atacantes, principalmente o central Léo, eleito craque do jogo com 17 pontos.
- CBV anuncia a lista de inscritos por Bernardinho na VNL masculina
- Pedro e Renato buscam ‘melhorar’ atuação na Etapa de Aracaju
- Campeão em Dubai, Vitor Tavares atropela na estreia no Bahrein
- Brasil dá show e leva 4 ouros no Mundial de judô paralímpico
- Nova geração da esgrima entra em ação no Torneio Nacional
Virada com crescimento coletivo
Léo não foi o maior pontuador, pois ficou atrás do companheiro Adriano Xavier. O ponteiro liderou a pontuação com 19 acertos, sendo 18 em ataques. Bruninho colocou todos os seus parceiros em jogo e o oposto argentino Bruno Lima também alcançou dois dígitos em bolas no chão, com 15, assim como o ponteiro Maurício Borges, com 13, e o central Judson, 12. Do lado do Joinville, o ponteiro Hugo Hamacher ficou em primeiro com 15 pontos, dois a mais que o oposto Rafael Araújo, com 13. O central Brito apareceu em seguida com 12, um a mais que o ponteiro Djalma, 11.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Depois de dois sets iniciais com problemas ofensivos e de erros, o Vôlei Renata evoluiu em quadra e fechou o jogo liderando todos os fundamentos. No ataque a dianteira foi de seis (59 a 53), com Adriano como protagonista com 18. Nos bloqueios, a vantagem foi menor, de apenas dois pontos (15 a 13). Em tocos o grande nome foi Léo, com oito muros com paredão, mais da metade dos bloqueios do time de Campinas. Em aces, os mandantes ganharam por 8 a 5 e Maurício Borges marcou quatro pontos diretos de saque. Os dois times cometeram 32 erros e os catarinenses fizeram uma defesa a mais: 47 a 46.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Semifinal paulista
Na semifinal, o Vôlei Renata, terceira melhor campanha da fase de classificação, enfrenta o Suzano, sétimo colocado na etapa inicial da Superliga. O time suzanense chegou entre os quatro melhores ao surpreender ao Itambé Minas, que havia terminado em segundo lugar. Os times de São Paulo se enfrentaram na decisão do Campeonato Paulista e os campineiros terminaram campeões. Na atual edição da Superliga, o Campinas venceu os dois jogos contra Suzano. No turno, o triunfo foi por 3 sets a 1, fora de casa. Já no returno, o placar favorável foi de 3 a 0, em casa.
Detalhes do jogo
Joinville começou melhor e abriu 2 a 0 com Hugo Hamacher como destaque individual. Ele foi o maior pontuador do time visitante nos dois primeiros sets. No primeiro, o principal diferencial dos comandados do técnico Rubinho foi o ataque, com quatro pontos de dianteira: 13 a 9. Hamacher e Rafael Araújo fizeram quatro pontos cada um ofensivamente. No total, o oposto liderou com cinco. Já no segundo o fundamento decisivo foi o bloqueio, com seis a três em tocos para o time catarinense. Os tocos foram anotados pelo levantador Resley e por Hamacher, dois cada um. Hamacher liderou com seis acertos.
A evolução do Campinas foi coletiva, mas Léo e Adriano Xavier se destacaram um pouco mais que os demais. O ponteiros liderou em pontos de ataque nos dois sets da igualdade e também na totalidade dos acertos. Os donos da casa reduziram a distância com bloqueio sendo crucial, com vantagem de três tocos (5 a 2). Léo foi o melhor com paredão com três. Já no empate o quesito determinante foi o ataque, com cinco de liderança: 15 a 10. Adriano terminou em primeiro com cinco pontos ofensivos e seis no total.
Os dois também foram os protagonistas da virada. Léo marcou quatro pontos na quinta parcial, sendo três em bloqueios, fundamento que o Campinas venceu por 4 a 1. Já Adriano Xavier apareceu em segundo, com três acertos, todos eles atacando. No setor ofensivo, a dianteira foi de três pontos: 8 a 5. O ponto de saque dos campineiros foi anotado por Bruno. Os dois times erraram pouco no último set, com os donos da casa abrindo 8 a 5 e fechando em 15 a 9.