Suzano surpreende Minas em BH e é semifinalista da Superliga

Suzano está entre os quatro melhores da Superliga. O time paulista surpreendeu o Itambé Minas e confirmou vaga na semifinal. A vitória aconteceu em Belo Horizonte, por 3 a 2, com Sabino maior pontuador, com 23, e melhor em quadra

Suzano está entre os quatro melhores da edição de 2024/25 da Superliga masculina! O time paulista surpreendeu o Itambé Minas, fora de casa, e confirmou vaga na semifinal. A equipe do capitão e ponteiro Daniel Muniz venceu na Arena UniBH, em Belo Horizonte, por 3 sets a 2, parciais de 25/20, 23/25, 17/25, 25/21 e 15/10. Assim como no jogo que empatou a série de quartas de final, o oposto Sabino foi decisivo novamente. O atacante suzanense conquistou o troféu VivaVôlei, eleito craque da partida, e fechou duelo como maior pontuador, com 23. Na disputa por vaga na decisão, os comandados do técnico Pedro Uehara, o Peu, aguardam o classificado do embate entre Vôlei Renata e Joinville.

Dupla decisiva com mais de 20 pontos

Sabino, sem dúvidas, foi o protagonista da vitória do Suzano liderando a pontuação com 23, sendo todos ações ofensivas. Daniel Muniz também apareceu bem na partida com 20 acertos, divididos em 16 de ataques e quatro em bloqueios. Além deles, o central Wennder saiu do banco e alcançou dois dígitos em bolas no chão assim como seus companheiros. Ele foi efetivado por Peu nos últimos dois sets e contribuiu com 12 pontos. Do lado do Minas, o oposto Abouba foi o primeiro, com 21. O ponteiro William figurou em seguida, com 17. Já os centrais Isac, com 14, e Bertolini, 13, também se destacaram.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

No duelo coletivo, o Suzano foi superior em bloqueios com cinco acertos de dianteira: 10 a 5. Quem mais se destacou nos tocos foi Daniel Muniz, com quatro. O sistema defensivo dos visitantes subiu mais bolas que o do Minas, com 37 a 34. O líbero Maique, do clube minastenista, liderou em defesas com 12. Pelo lado vitorioso, o levantador Bieler foi o primeiro em bolas salvas, com nove. Peu e seus comandados erraram menos também, com apresentação mais consistente em quadra. Foram cinco erros a menos: 31 a 26. O principal problema dos mandantes foi no ataque, com 12 falhas contra apenas três.

Eliminação do favorito

Apesar do revés, o Minas teve números melhores em ações de ataque (68 a 63) e aces (5 a 1). Apesar disso, o jogador que mais colocou bolas no chão atacando foi do Suzano. Sabino derrubou 23 bolas em gestos ofensivos. Por fim, em pontos diretos de saque, o principal nome foi Isac, com três aces. Sétimo colocado na fase de classificação da Superliga, o time suzanense eliminou a equipe com a segunda melhor campanha da primeira etapa da competição. Campeão da Copa Brasil de 2025, o Minas se despediu do campeonato nesta quarta-feira.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Detalhes do jogo

Suzano saiu na frente no marcador com bons bloqueios e mais solidez em quadra. Foram três tocos contra nenhum do Minas, sendo dois deles da Daniel Muniz. Além disso, os comandados do técnico Guilherme Novaes erraram muito: 10 a 4. Dos dez erros, seis foram em saques. Daniel Muniz liderou a pontuação com seis, um a mais que Abouba. O segundo set foi mais equilibrado e acabou com os donos da casa igualando em 1 a 1. E os mineiros foram levemente superiores atacando (16 a 15 e no saque (1 a 0). Abouba foi o maior pontuador com sete, um a mais que Daniel Muniz.

A virada do Minas aconteceu com boa performance e, principalmente, queda da qualidade de atuação do Suzano. Os visitantes cometeram dez erros contra apenas quatro dos minastenistas. E os serviço pesaram neste aspecto, com sete falhas. Os mineiros também ganharam em bloqueios (2 a 1) e aces (1 a 0). Três atletas lideraram a pontuação da parcial com quatro acertos: Isac, William e Daniel Muniz. Em apuros e com risco de eliminação, os suzanenses empataram de novo, agora em 2 a 2, com bastante consistência nas ações.

O Suzano terminou o quarto set com somente dois erros contra sete do Minas, sendo cinco deles em saques. E os visitantes venceram em tocos (2 a 1). Sabino se destacou com nove pontos na parcial. Por fim, na série de desempate, Daniel Muniz e seus companheiros seguiram melhores em quadra. Além disso, o ataque funcionou bem apesar de um ponto a menos (10 a 9), mas o bloqueio (2 a 0) e atuação sem erros foram determinantes. Os dois tocos foram de Daniel Muniz e Wennder. Nas falhas, o Minas deu quatro pontos de graça, sendo dois em ataques e dois em saques.

Rafael Zito

Mais em​ Vôlei

Bernardinho colocou em sua lista de inscritos oito jogadores que ainda não foram convocados para a preparação para a VNL masculina
Ricardo Lucarelli e Flávio Gualberto são chamados por Bernardinho para defender o Brasil na Liga das Nações
A CBV divulgou nesta quinta-feira (8) as convocações de Adriano (ponteiro), Matheus Brasília (levantador), Alê Elias (líbero), Judson (central) e Léo (central). Eles se apresentam ao técnico Bernardinho no domingo (11)
José Roberto Guimarães inscreveu 30 atletas para a VNL Feminina, sem Carolana, Natinha e Lorenne das medalhistas de Paris