Vitória de Tainara na China e revés dos brasileiros na Europa

No principal campeonato chinês, a oposta Tainara se destacou na vitória do Shanghai. Já os brasileiros Leal e Thales perderam em solo europeu

O sábado (11) foi repleto de brasileiros do vôlei em ação no exterior. Além dos atletas da Liga Japonesa, o Brasil contou com jogadores em quadra na Turquia, Polônia e China. No principal campeonato chinês, a oposta Tainara se destacou na vitória do Shanghai pela segunda fase da competição. Já em solo europeu, o estreante ponteiro Leal viu do banco a derrota do Halkbank no Turco e o líbero Thales não conseguiu impedir o revés do Bogdanka Lublin no Polonês.

Tainara com 15 pontos

O Shanghai visitou o Shenzhen pela quarta rodada da segunda fase da Liga Chinesa e venceu por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/13 e 25/18. Com esse placar, o time de Tainara conquistou o terceiro resultado positivo e chegou aos 10 pontos, alcançando a vice-liderança do Grupo C, um a menos que o líder Jiangsu. O próximo compromisso da equipe da atacante brasileira será o primeiro colocado, na terça-feira (14), às 8h30 (horário de Brasília).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Os confrontos desta fase da Liga Chinesa servirão para definir o cruzamento das quartas de final. No jogo em si, Tainara contribuiu com 15 pontos, sendo um deles de bloqueio. Ela atacou 24 bolas e seis dos seus pontos foram em contra-ataques. A atacante brasileira deixou a quadra com 58% de eficiência ofensiva. A jogadora cometeu três erros atacando e foi bloqueada uma vez. Medalha de bronze em Paris-2024 com a camisa da seleção brasileira, a atleta vive sua primeira experiência internacional.

Brasileiros derrotados

Em sua estreia por seu novo clube, Leal foi relacionado, mas acompanhou a partida inteira do banco de reservas. Após ter seu contrato rescindido pelo Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia, o ponteiro de 36 anos assinou com o Ankara Halkbank, da Turquia, atual terceiro colocado da Liga Turca, com 31 pontos. E o time turco está com essa pontuação por ter perdido para o líder Ziraat Bankası, em casa, por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/17 e 25/18. O primeiro colocado chegou aos 40 pontos, mas com um jogo a mais que o cubano naturalizado brasileiro e seus companheiros.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Já na Liga Polonesa, as 14 defesas do Thales não foram suficientes para o Bogdanka Lublin impedir a derrota para o Asseco Rzeszów. Atuando como visitante, o time do defensor brasileiro perdeu por 3 sets a 2, parciais de 21/25, 25/22, 23/25, 25/15 e 15/13. A equipe do líbero, titular da seleção brasileira em Tóquio-2020 e Paris-2024, esteve na dianteira duas vezes, mas permitiu a virada do oponente. Com o placar adverso, o Bogdanka Lublin segue em quinto lugar, com 41 pontos em 20 rodadas. Já o Rzeszów assumiu a sétima posição, com 31.

Rafael Zito

Mais em​ Vôlei

Bernardinho colocou em sua lista de inscritos oito jogadores que ainda não foram convocados para a preparação para a VNL masculina
Ricardo Lucarelli e Flávio Gualberto são chamados por Bernardinho para defender o Brasil na Liga das Nações
A CBV divulgou nesta quinta-feira (8) as convocações de Adriano (ponteiro), Matheus Brasília (levantador), Alê Elias (líbero), Judson (central) e Léo (central). Eles se apresentam ao técnico Bernardinho no domingo (11)
José Roberto Guimarães inscreveu 30 atletas para a VNL Feminina, sem Carolana, Natinha e Lorenne das medalhistas de Paris