Flu vence duelo direto contra Mackenzie em batalha de 5 sets

Mesmo fora de casa, em Belo Horizonte, o Fluminense venceu o Batavo Mackenzie em confronto direto pela Superliga com destaque para a jovem ponteira Stephany Morete

Dois times em situações parecidas na tabela de classificação da Superliga feminina 2024/25 duelaram nesta quarta-feira (4). Mesmo fora de casa, em Belo Horizonte, o Fluminense venceu o Batavo Mackenzie em confronto direto. Em batalha de cinco sets, o time comandado pelo técnico Guilherme Schmitz bateu o adversário com parciais de 25/20, 23/25, 25/20, 25/17 e 15/10. A jovem ponteira Stephany Morete, de 21 anos, entrou durante a partida e foi escolhida a melhor em quadra.

Com 26 pontos, a oposta Ariane terminou a partida como maior pontuadora. A atacante canhota do Fluminense fez cinco pontos a mais que a oposta Kimberlly, do Mackenzie (21). Ainda pelo Tricolor das Laranjeiras, as ponteiras Amanda e Stephany Morete apareceram bem, com a primeira contribuindo com 15 acertos e a segunda com 13. Já no time mineiro, as pontas Carla, com 19, e Gabiru, com 13, pontuaram bem. Além delas, a central Aline Silva marcou 12.

Confronto direto na Superliga

Mackenzie e Fluminense se enfrentaram pela 8ª rodada do primeiro turno da Superliga. Antes da partida, o time mineiro ocupava a 6ª posição, com 12 pontos em sete partidas. Já o Tricolor das Laranjeiras aparecia logo em seguida, em 7º lugar, com 11 e o mesmo número de jogos. Com o triunfo em cinco sets, o clube carioca igualou a pontuação do rival, ambos com 13, mas permaneceu atrás na tabela de classificação da competição nacional, nas mesmas posições que ocupavam antes do encontro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Os dois clubes voltam a atuar pela Superliga no mesmo dia. Ambos jogam na próxima segunda-feira (9), com o Fluminense sendo anfitrião diante do Brasília Vôlei, no ginásio Hebraica Rio, às 18h30, e o Mackenzie como visitante contra o Sesi Vôlei Bauru, na Arena Paulo Skaf, às 21h30. O tradicional time mineiro volta a disputar a elite do vôlei brasileiro após conquistar o acesso em 2023/24. Já o Flu é o atual campeão carioca. O Tricolor das Laranjeiras conquistou o título de 2024 diante do Sesc RJ Flamengo.

Detalhes da partida

Bloqueio e eficiência nos contra-ataques foram determinantes para o Fluminense abrir 1 a 0 contra o Mackenzie. Ariane foi a jogadora mais importante nas ações de ataque, com todos seus acertos desta forma. Ela colocou sete bolas no chão somando ataques e contra-ataques. O paredão também foi fundamental, com três pontos diretos, sendo dois da ponteira Vanessa Janke e um de Amanda e mais sete amortecidas que geraram chances de contra-ataques.

Além de Ariane, com sete pontos, o Fluminense contou com mais seis de Vanessa e cinco de Amanda. Pelo lado do Mackenzie, Kimberlly contribuiu com seis e Carla com cinco. No segundo set, o Mackenzie fechou em 25 a 23 com leve superioridade ofensivas e mais defesas que o rival. Kimberlly e Carla foram cruciais atacando. A primeira fez oito, sendo sete ofensivos, e a segunda ajudou com cinco, com quatro em ataques. Na defesa, a líbero Gabi Dutra subiu oito bolas e a levantadora Fabíola mais sete.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

A virada do Mackenzie, com o 25 a 20, aconteceu principalmente por causa do bloqueio: 5 a 0. E o principal nome neste fundamento foi Aline, com dois tocos. Sem ajuda das companheiras, Ariane liderou em acertos na parcial com sete bolas no chão pelo Fluminense. Do outro lado, Kimberlly ficou em primeiro lugar com seis acertos, mas contou com boas colaborações de Gabiru e Aline, ambas com cinco, e de Carla, com quatro.

Flu vira com bloqueio dominando

O Fluminense usou da mesma arma do rival e igualou o marcador em 2 a 2 com o 25 a 17 na quarta parcial. O paredão do Tricolor foi decisivo, com oito tocos contra nenhum do Mackenzie. E os dois grandes destaques neste fundamento foram a central Lays, com três, e Amanda, dois. O jogo coletivo do time visitante também apareceu, com a levantadora Pri Heldes distribuindo de forma mais homogênea e colocando suas atacantes para pontuar. Ariane fez cinco e Amanda, Lays e Stephany marcaram quatro.

Assim como no set anterior, no quinto e decisivo o bloqueio pesou de forma favorável ao Fluminense. Foram cinco paredões efetivos contra nenhum do Mackenzie, com Pri Heldes marcando três tocos e a central Lara com dois. Além do bloqueio, a jovem Stephany foi decisiva nos ataques, com quatro dos sete. Ela liderou o número de acertos da parcial com cinco, sendo o outro ponto anotado com ace. Carla apareceu bem pelas mandantes, com quatro, mas sem outra ajuda efetiva.

Rafael Zito

Mais em​ Vôlei

Bernardinho colocou em sua lista de inscritos oito jogadores que ainda não foram convocados para a preparação para a VNL masculina
Ricardo Lucarelli e Flávio Gualberto são chamados por Bernardinho para defender o Brasil na Liga das Nações
A CBV divulgou nesta quinta-feira (8) as convocações de Adriano (ponteiro), Matheus Brasília (levantador), Alê Elias (líbero), Judson (central) e Léo (central). Eles se apresentam ao técnico Bernardinho no domingo (11)
José Roberto Guimarães inscreveu 30 atletas para a VNL Feminina, sem Carolana, Natinha e Lorenne das medalhistas de Paris