Birigui e Chizoba são destaques da temporada regular na França

Os dois jogadores brasileiros entraram na lista de melhores da primeira fase do Campeonato Francês de Voleibol

Os brasileiros seguem marcando seus nomes na Liga Francesa de Voleibol. A atual edição da principal competição da modalidade do país que vai sediar os próximos Jogos Olímpicos chegou a sua fase decisiva com o início dos playoffs. O começo dos jogos eliminatórios também marcou o fim da temporada regular. Nela, Victor Birigui e Chizoba entraram para a seleção do campeonato.

O novato

Victor Birigui faz sua temporada de estreia na França e já um dos destaques do Chaumont. O ex-ponteiro do Sesi reforça a presença brasileira entre os melhores do torneio. “Para mim, foi muito bom receber esse reconhecimento. Era algo que eu não esperava, mesmo fazendo uma excelente campanha. Acredito que o diferencial foi a minha mentalidade e o meu jeito de treinar. Estou desde o primeiro dia com muito foco em desenvolver meu voleibol”, afirmou Birigui.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com o bom momento, o jogador de 24 anos quer brigar por uma vaga no elenco da Seleção Masculina de Vôlei nos Jogos Olímpicos em Paris-2024. Anteriormente, Birigui já defendeu o time adulto brasileiro nas Copas Pan-Americanas de 2018 e 2023, além do Campeonato Sul-Americano de 2019.

“Uma das minhas grandes metas é ser campeão francês e, com certeza, voltar a vestir a camisa do Brasil, ainda mais em ano de Jogos Olímpicos. Afinal, já estou na França! Brincadeiras à parte, um dos meus maiores sonhos é ser campeão olímpico”, garante Birigui.

O Veterano

Na França desde 2019, Chizoba também figura a lista de melhores de sua posição na primeira fase da Liga Francesa. Pelo Nantes, time que defende desde 2022, o brasileiro fez 498 pontos e terminou como o segundo maior pontuador de toda competição. Tamanha performance lhe rendeu o reconhecimento de MVP e melhor oposto não apenas pelo ótimo desempenho ofensivo, mas também pela liderança e contribuição para o desempenho coletivo.

“Desta vez, foi uma surpresa. Realmente não estava contando com isso e não era uma prioridade. Mas acho que foi merecido, jogamos bem na Copa da Europa, estamos na final da Copa da França e terminamos a fase regular do Campeonato Francês. Resultados coletivos influenciam os prêmios individuais”, destacou Chizoba. É o segundo ano consecutivo que ele ganha o reconhecimento.

“A palavra que define a liga é equilíbrio. O nível é muito parelho do primeiro ao último colocado, o que torna cada rodada uma verdadeira batalha! O nível está subindo cada vez mais, com muitos jogadores de seleção vindo jogar aqui. Em grande parte pelo fato de que a França é a atual campeã olímpica”, completou o oposto.

*Com informações do Team GM

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Vôlei

Bernardinho colocou em sua lista de inscritos oito jogadores que ainda não foram convocados para a preparação para a VNL masculina
Ricardo Lucarelli e Flávio Gualberto são chamados por Bernardinho para defender o Brasil na Liga das Nações
A CBV divulgou nesta quinta-feira (8) as convocações de Adriano (ponteiro), Matheus Brasília (levantador), Alê Elias (líbero), Judson (central) e Léo (central). Eles se apresentam ao técnico Bernardinho no domingo (11)
José Roberto Guimarães inscreveu 30 atletas para a VNL Feminina, sem Carolana, Natinha e Lorenne das medalhistas de Paris