Sul-Americano: Brasil soma 25 aces em apenas dois jogos

Com set em pontos de saque, o time brasileiro tem se destacado nesse fundamento durante o Sul-Americano

A Seleção Brasileira conquistou sua segunda vitória no Campeonato Sul-Americano de vôlei masculino neste domingo (27). Contra o Chile, o Brasil confirmou o absoluto favoritismo e venceu tranquilamente por 3 sets a 0. Somando ao duelo da estreia, a equipe de Renan Dal Zotto tem se destacado em um fundamento: o saque.

+Tabela do Campeonato Sul-Americano de vôlei masculino 2023

De acordo com estatísticas do Portal Vôlei Brasil, a Seleção venceu um set, dos seis conquistados, com aces. Vale destacar a partida inspirada do Brasil neste fundamento contra o Peru. Foram 18 pontos de saque e metade deles vieram durante uma passagem absurda de Felipe Roque no serviço. Contra o Chile, o número ficou um pouco “modesto” e não passou de sete. 

Felipe Roque no momento em que faz um saque
Roque tem 11 aces em dois jogos e é o principal pontuador do Brasil no torneio (Foto: Mauricio Val/ FVImagem/ CBV)

“Mais um jogo em que conseguimos impor um bom ritmo de saque, com poucos erros. Tivemos a oportunidade de novo de quase todos poderem jogar, e o ritmo se manter lá em cima. Agora é pensar na Colômbia, mais um jogo importante. Mas o fundamental é continuar pensando jogo a jogo e crescer durante a competição”, analisou Renan.  

https://twitter.com/portal_volei/status/1695950786612646366?s=20

Ditando o ritmo

No alto nível do voleibol mundial, o saque é considerado por muitos o fundamento mais importante para uma equipe. Não somente pelo ponto direto, mas um bom serviço pode ditar o roteiro de um ponto. Dessa forma, o time que sacar bem, vai conseguir desestabilizar a linha de recepção adversária e defender com mais conforto os ataques dos rivais. 

https://twitter.com/portal_volei/status/1695600468041355319?s=20

“A equipe está sacando muito bem, sempre treinamos muito para ter essa consistência. Hoje em dia, sacar bem é meio caminho andado para pontuar no bloqueio e no contra-ataque”, disse o central Otávio. Ele marcou dois aces na vitória contra o Chile.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Brasil lidera Sul-Americano

Com a vitória diante do Chile, o Brasil assumiu a liderança isolada do Campeonato Sul-Americano de vôlei masculino. A Seleção soma seis pontos e ainda não perdeu nenhum set em dois jogos. Logo depois, está a Argentina com três pontos, mas tem um jogo a menos porque folgou nesta rodada. A Colômbia tem a mesma pontuação, porém perderam de 3 a 0 dos Hermanos na estreia. Chile é o quarto, enquanto o Peru ocupa a lanterna. Ambos ainda não somaram pontos.

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Vôlei

Bernardinho colocou em sua lista de inscritos oito jogadores que ainda não foram convocados para a preparação para a VNL masculina
Ricardo Lucarelli e Flávio Gualberto são chamados por Bernardinho para defender o Brasil na Liga das Nações
A CBV divulgou nesta quinta-feira (8) as convocações de Adriano (ponteiro), Matheus Brasília (levantador), Alê Elias (líbero), Judson (central) e Léo (central). Eles se apresentam ao técnico Bernardinho no domingo (11)
José Roberto Guimarães inscreveu 30 atletas para a VNL Feminina, sem Carolana, Natinha e Lorenne das medalhistas de Paris