Serginho, Bruninho e Fofão entre os melhores da Champions

O Líbero e os dois levantadores foram selecionados pela Confederação Europeia de Vôlei entre os melhores jogadores que participaram da maior competição do continente nos últimos 20 anos

Em eleição realizada pela Confederação Europeia de Vôlei (CEV) nessa semana, os levantadores Bruninho e Fofão e o líbero Serginho Escadinha ficaram entre os cinco melhores jogadores não-europeus que já passaram pela Champions League nos últimos 20 anos.

Bruninho foi eleito como quinto melhor, enquanto que Serginho ficou em terceiro. O levantador disputou a Champions por dois times italianos – Modena e Civitanova – sendo campeão com o último em 2019. Já o líbero jogou cinco temporadas pelo Piacenza, também da Itália, sendo vice-campeão europeu na 2007/08.

Em eleição da CEV, Serginho, Bruninho e Fofão ficaram entre os melhores estrangeiros da Champions League
Bruninho celebra o título da Champions League de 2019 (Instagram/bruninho1

Fofão foi a quinta entre as mulheres. A jogadora jogou quatro anos pelo Perugia e foi campeã da edição de 2006 da Champions League com a equipe italiana.

Outros estrangeiros

Os outros três jogadores da lista masculina da CEV são americanos: o oposto Clayton Stanley (quarto), o levantador Lloy Ball (segundo) e o ponta/oposto Matt Anderson (primeiro). Entre as mulheres, foram eleitas a ponteira cubana Mirka Francia, companheira de Fofão no Perugia, e outras três jogadoras que ainda atuam: a americana Jordan Larson, a coreana Kim Yeon-Koung e a chinesa Ting Zhu.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A definição do top 5 masculino foi feita por um trio de treinadores: Roberto Piazza, Stelian Moculescu e Mark Lebedew. Piazza, inclusive, rasgou elogiou a Serginnho “mudou totalmente o vôlei”. Na eleição feminina, votaram o italiano Massimo Barbolini, o holandês Avital Selinger e o brasileiro Marco Aurélio Motta.

Ver essa foto no Instagram

Levarei cada um de vcs em meu coração! Obrigado meu Brasil!♥️🏐

Uma publicação compartilhada por Serginho Escadinha (@serginhoescadinha) em

Chuva de medalhas

O vôlei é a modalidade que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil, e o trio eleito entre os melhores estrangeiros da Champions League contribuiu muito para atingir tal feito. Juntos, Serginho, Bruninho e Fofão somam dez, sendo quatro delas de ouro.

Única mulher brasileira a conquistar três medalhas olímpicas na histórica, Fofão foi a primeira dentre os três a subir no pódio. Na Olimpíada de Atlanta-1996, saiu com a medalha de bronze. A levantadora repetiu a dose em Sydney-2000 e conseguiu a maior glória de uma atleta ao ser campeã em Pequim-2008. A jogadora ainda foi duas vezes vice-campeã mundial e seis vezes campeã do Grand Prix. A atleta se aposentou das quadras em 2015

Ver essa foto no Instagram

#Repost @esportistico • • • • • NOSSAS MAIORES MEDALHISTAS OLÍMPICAS! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ As mulheres brasileiras passaram a frequentar o pódio olímpico em 1996. Já na edição seguinte, várias delas conquistaram a segunda medalha. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Em 2008, a levantadora Fofão, no vôlei de quadra, se tornou a primeira, e até hoje única, brasileira a conquistar três medalhas olímpicas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mayra Aguiar, do judô, é a única atleta a obter duas medalhas em esporte individual. Fabi Alvim, Fabi Claudino, Jaqueline, Paula Pequeno, Sheilla e Taísa, por sua vez, são as únicas com duas medalhas de ouro. E algumas delas podem alcançar o terceiro ouro em Tóquio, este ano, um feito ainda inédito para o esporte feminino do país. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #rio2016 #tokyo2020 #roadtotokyo #roadtotokyo2020 #olimpiadas #jogosolimpicos #olympics

Uma publicação compartilhada por Fofão 7 | Vôlei (@fofaosete) em

Mais novo dos três e único ainda em atividade, Bruninho possui três medalhas em Jogos Olímpicos, sendo uma de ouro (Rio-2016) e duas de prata (Pequim-2008 e Londres-2012). O atual levantador do Taubaté tem ainda um título mundial (Na Itália, em 2010), dois vices (2014 e 2018), dois da Copa do Mundo e quatro Ligas Mundiais na carreira.

O recém-aposentado Serginho é o maior vencedor da modalidade em Olimpíadas. Em seu currículo, Escadinha possui quatro finais seguidas, duas medalhas de ouro (Atenas-2004 e Rio-2016), dois títulos mundiais, três da Copa do Mundo, e nove da Liga Mundial. É o único dos três que nunca conquistou a Champions, entretanto.

Em eleição da Confederação Europeia de Vôlei, Serginho, Bruninho e Fofão ficaram entre os melhores estrangeiros da Champions League nos últimos 20 anos
CEV elegeu Bruninho e Serginho como dois dos cinco melhores não-europeus a disputarem a Champions League nos últimos 20 anos (Instagram/bruninho1)
Colaboração OTD

Mais em​ Vôlei

Bernardinho colocou em sua lista de inscritos oito jogadores que ainda não foram convocados para a preparação para a VNL masculina
Ricardo Lucarelli e Flávio Gualberto são chamados por Bernardinho para defender o Brasil na Liga das Nações
A CBV divulgou nesta quinta-feira (8) as convocações de Adriano (ponteiro), Matheus Brasília (levantador), Alê Elias (líbero), Judson (central) e Léo (central). Eles se apresentam ao técnico Bernardinho no domingo (11)
José Roberto Guimarães inscreveu 30 atletas para a VNL Feminina, sem Carolana, Natinha e Lorenne das medalhistas de Paris