Brasil busca recuperar hegemonia e ganhar pela 17a. vez o Sul-Americano Sub-19

Lima, a capital do Peru, é sede, a partir desta quarta-feira até domingo, da 20a. edição do Campeonato Sul-Americano Sub-19 de vôlei masculino. O coliseu Manuel Bonilla será palco do confronto entre seis seleções que vão brigar pelo título e por duas vagas para o Mundial da categoria, que será realizado ano que vem no Bahrein. No grupo A estão Argentina, atual campeã, Colômbia e Chile. A chave B é encabeçada pelos donos da casa e ainda contém Brasil e Bolívia.

A Seleção Brasileira entrará em quadra nesta quinta-feira às 21h (hora de Brasília) na estreia contra a Bolívia. O time brasileiro,  comandado pelo técnico Léo Carvalho, é o maior vencedor com 16 ouros.

“Caímos em um grupo com Bolívia e Peru, duas equipes com menos tradição no voleibol e um padrão de estatura baixo. Eu creio que teremos que ter bastante atenção para não entrarmos no ritmo de jogo deles, mas impor o nosso para crescermos ao longo da competição”, disse Léo.

O treinador sabe que a inexperiência do jovem grupo pode pesar na competição, mas o foco está em recolocar o Brasil no topo do pódio. “Essa é a primeira competição internacional que os meninos desta geração irão fazer. E por tratar-se da estreia, envolve uma série de aspectos psicológicos importantes. E as coisas não são tão simples assim. Se fizermos um retrospecto dos últimos anos nesta categoria, nas quatro edições mais recentes o Brasil venceu apenas uma e a Argentina três, dando uma hegemonia a eles na América do Sul, esperamos agora recuperar este posto. Nossa meta, além do título, é assegurar a classificação para o mundial da categoria no ano que vem”, completou o técnico.

Para a disputa do Sul-Americano o Brasil terá a seguinte equipe: Victor Cardoso, Bruno, Leonardo Auzani, Rhendrick, Lucca Vieira, Gabriel Cotrim, Lucas Batista, Erick Soares, Lucas Bauer, Carlos Henrique dos Santos, Gregory, Arthur Nath e João Franck.

As partidas terão transmissão pelo site da Confederação Sul-Americana de Voleibol https://voleysur.org.br

GRUPO A – Argentina, Colômbia e Chile
GRUPO B – Brasil, Bolívia e Peru

TABELA
06.10 (QUINTA-FEIRA) – Brasil x Bolívia, às 21h
07.10 (SEXTA-FEIRA) – Brasil x Peru, às 21h
08.10 (SÁBADO) – Semifinais
09.10 (DOMINGO) – Final

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Vôlei

Bernardinho colocou em sua lista de inscritos oito jogadores que ainda não foram convocados para a preparação para a VNL masculina
Ricardo Lucarelli e Flávio Gualberto são chamados por Bernardinho para defender o Brasil na Liga das Nações
A CBV divulgou nesta quinta-feira (8) as convocações de Adriano (ponteiro), Matheus Brasília (levantador), Alê Elias (líbero), Judson (central) e Léo (central). Eles se apresentam ao técnico Bernardinho no domingo (11)
José Roberto Guimarães inscreveu 30 atletas para a VNL Feminina, sem Carolana, Natinha e Lorenne das medalhistas de Paris