Team Brunel vence última regata da Volvo Ocean Race

Curiosamente, barco holandês ganhou prova que leva o mesmo nome: Brunel In-Port; AkzoNobel, de Martine Grael, no pódio da Volvo Ocean Race

Festa holandesa na última prova da Volvo Ocean Race 2017-18. O barco Team Brunel, comandado pelo local Bouwe Bekking, venceu, neste sábado (30), a Brunel In-Port Race, em Haia, Holanda. A equipe dominou a prova do começo ao fim, cruzando 33 segundo a frente do Dongfeng Race Team e quase 1 minuto do team AkzoNobel.

”Muito feliz pelo resultado, principalmente pelo público holandês que veio nos ver. Foi aqui que comecei a minha carreira e foi bom terminar aqui”, disse Bouwe Bekking.

O resultado não mudou o campeão da In-Port Race Series, mas deu ao Brunel o terceiro lugar na tabela, passando o AkzoNobel. O espanhol MAPFRE, que chegou em quinto lugar em Haia, já havia entrado como vencedor da competição paralela das regatas costeiras.

A vantagem dos comandados de Xabi Fernández para o Dongfeng Race Team na tabela era maior do que os 7 pontos dado ao vencedor.

Mudança também na parte inferior da tabela de classificação. com o quarto lugar em Haia, o Turn The Tide on Plastic fechou o evento em sexto lugar. A equipe de Dee Caffari precisava do resultado para ganhar uma posição também no geral.

Lembrando que o grande campeão da Volvo Ocean Race 2017-18 foi o Dongfeng Race Team, seguido por MAPFRE e Team Brunel. As in-ports, que foram disputadas em 10 etapas, serviram como desempate na pontuação final.

Sobre a Brunel In-Port Race

A Brunel In-Port Race teve média de 10 nós de vento, céu ensolarado e temperatura de 27 graus. O público holandês lotou a Vila da Regata e as areias de Haia para celebrar a última prova do calendário da Volvo Ocean Race 2017-18.

Antes da largada, o campeonato paralelo das regatas costeiros estava decidido como citado acima, mas ninguém aliviou.

O Team Brunel e o team AkzoNobel tinham a maior torcida, pois são holandeses. Os dois largaram bem e aceleraram com vento de popa para o primeira marca. Mas o Team Brunel acertou todas as manobras. No pódio, Bouwe Bekking foi recebido com muita festa e gritos de Bouwe, Bouwe, Bouwe!

Voltando a escrever sobre a regata, o Team Brunel não deu chances de passagem, sempre na liderança.

Mas teve gente que errou. E muito! Durante um contorno de bóia, o Sun Hung Kai | Scallywag bateu na marca e perdeu contato com a flotilha, chegando em último lugar.

O Turn The Tide On Plastic, que não tinha nada com isso, ficou em quarto lugar em Haia e tirou o Sun Hung Kai | Scallywag do sexto lugar no geral das in-ports.

“É a melhor maneira de terminar a campanha para nós, terminamos muito bem e poderemos voltar”, contou Dee Caffari, única mulher comandante da regata.

João Fraga

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento