Dongfeng Race Team é o campeão da Volvo Ocean Race 2017-18

O barco team AkzoNobel da brasileira Martine Grael chegou ao pódio na última perna, mas terminou a regata em quarto lugar da Volvo Ocean Race

A Volvo Ocean Race conheceu, no domingo (24), o campeão da temporada 2017-18. O chinês Dongfeng Race Team conquistou o título ao vencer a última etapa da competição, num percurso de 700 milhas entre Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda).

O resultado foi o mais apertado da história de 45 anos da regata de Volta ao Mundo. O vice-campeão MAPFRE e o terceiro colocado Team Brunel começaram a perna dividindo a liderança na tabela. Os chineses tinham um ponto a menos.

O barco Dongfeng Race Team somou ao todo 73 pontos, incluindo a bonificação por ter percorrido mais milhas em menos tempo no acumulado das 11 etapas. O MAPFRE fez 70 e o Team Brunel, 69. O AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, terminou o campeonato em quarto lugar.

Nas milhas finais no mar holandês que o Dongfeng Race Team fez a diferença. A estratégia dos franceses Charles Caudrelier e Pascal Bidegorry deu certo e permitiu à equipe assumir e ponta na aproximação a Haia. A equipe contou também com a ajuda da holandesa Carolijn Brouwer, que fala português e morou no Brasil por mais de uma década. O Dongfeng Race Team ganhou a 11ª etapa com o tempo de 3 dias, 3 horas e 22 minutos.

Em sua primeira participação na competição de vela mais difícil do mundo, a brasileira Martine Grael e os demais tripulantes do barco team AkzoNobel conquistaram o segundo lugar nesta perna, seguidos pela equipe MAPFRE, que terminou em terceiro.

Caio Sini

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento