Jorge Zarif é destaque no 1º dia da Copa do Mundo de Hyères

Jorge Zarif ganha segunda prova do dia e aparece na vice-liderança da classe Finn. Campeonato vai até o próximo fim de semana, na França.

No primeiro dia de competição na etapa de Hyères da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela), Jorge Zarif foi o principal destaque da delegação brasileira. Após um quinto lugar na regata de abertura, o velejador paulista venceu a segunda prova desta terça-feira (24). Com seis pontos perdidos, aparece em segundo lugar na tabela da classe Finn, atrás apenas do francês Jonathan Lobert (5 p.p.).

A disputa continua até o próximo fim de semana, com as regatas da medalha do campeonato marcadas para sábado (28) e domingo (29). “Não queria que tivesse a segunda regata, mas deu certo e consegui ganhar. É só o começo, tem muito campeonato pela frente. Mas foi um bom primeiro dia”, afirmou Jorge Zarif, depois de uma tarde de ventos inconstantes na cidade francesa.

O Brasil tem ao todo 13 velejadores competindo em Hyères, em seis classes diferentes. Na Nacra 17, Samuel Albrecht/Bruna Martinelli e João Bulhões/Gabriela Nicolino terminaram o dia no top 20, em 12º e 17º lugares, respectivamente, à frente dos campeões olímpicos Santiago Lange/ Cecilia Carranza, da Argentina, que não completaram a prova.

Na dupla masculina da categoria 470, Dzioubanov/Thiesen terminaram a disputa desta terça na 37ª colocação – em duas provas realizadas. Na primeira, a dupla foi desqualificada por uma irregularidade na largada. Já na segunda prova, ficaram em 29º. Ao todo, são 40 duplas na categoria. Na dupla feminina ainda da 470, Oliveira/Barbachan ficaram com a 25ª posição, entre 36 duplas competidoras.

Na 49er, Robles Lorente/Soffiatti Grael disputaram três provas – a dupla não completou a primeira, ficou em 25º na segunda e em 2ª na terceira. A pior volta, no caso a primeira da dupla brasileira, é descartada. Desta forma, após três provas, Robles Lorente/Soffiatti estão na 18ª colocação.

Por fim, Bruno Fontes e João Pedro Herrlein Souto De Oliveira disputaram na classe Laser. Entre 68 competidores, Bruno Fontes é o melhor brasileiro – o atual 47º após duas provas. Já João Pedro é o 55º. Confira aqui os resultados completos.

Um dos palcos mais tradicionais das classes olímpicas, Hyères este ano recebe cerca de 670 atletas de 46 países em mais de 400 barcos. Será a última etapa antes da Final da Copa do Mundo, que reunirá os melhores velejadores da temporada em Marselha (França), de 3 a 10 de junho.

Marina Balbino

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento