Jorge Zarif ganha segundo ouro do Brasil na Copa do Mundo de Vela em Miami

Com muita autoridade, Jorge Zarif conquistou a medalha de ouro na classe Finn na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela. O brasileiro venceu seis das 11 regatas que foram disputadas  e terminou disparado na liderança. Foi o segundo título conquistado pelo país na competição. Neste sábado, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze subiram ao lugar mais alto do pódio da 49er FX.

Jorge Zarif chegou à regata da medalha, disputada neste domingo, com o título praticamente garantido. Depois de dez corridas disputadas entre terça e sábado, o brasileiro abriu vinte pontos de vantagem sobre o britânico Ben Cornish, que era o segundo colocado. Para ganhar o ouro, ele só precisaria completar a prova. Só corria o risco de não ser campeão se tivesse algum problema em seu barco.

Por conta disso, Jorge Zarif navegou sem pressão neste domingo disposto a apenas cruzar a linha de chegada. Mesmo assim, contornou a primeira bóia na quarta posição e se manteve entre os primeiros até o final, quando conseguiu cruzar na terceira colocação, atrás apenas dos finlandeses Oskari Muhonen e Mikael Hyrylainen.

Ao final das 11 regatas, Jorge Zarif somou apenas 23 pontos perdidos para ficar com a medalha de ouro. Sétimo colocado na última regata, Ben Cornish foi o medalha de prata com 51 pontos perdidos. E o norueguês Anders Pedersen, oitavo colocado neste domingo, ficou com o bronze com 55 pontos perdidos.

As vitórias de Martine Grael e Kahena Kunze e Jorge Zarif foram as participações de destaque do Brasil na etapa de Miami da Copa do Mundo, que terminou neste domingo. Dos outros atletas do país que disputaram a competição, apenas a dupla Henrique Haddad e Breno Abdulklech, na 470 masculina, e Bruno Fontes, na laser, ficaram entre os dez primeiros e se classificaram para a disputa da regata da medalha de suas classes.

Todos os outros tiveram participação discreta, entre eles, Robert Scheidt, que disputou sua primeira competição na 49er. Velejando ao lado de Gabriel Borges, o bicampeão olímpico não passou da 16a. posição. Gabriella Kidd ficou em 25o. na laser radial e Bruna Martinelli Cesário de Mello foi a 17a. na RS:X feminino.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento