Copa Brasil de Vela tem suas primeiras regatas em Ilhabela

Primeiro dia de disputa da Copa Brasil de Vela teve regatas nas classes Snipe, ILCA 6, ILCA 7 masculino, ILCA 4, Kitefoil, Dingue e Finn

Começou, nesta quarta-feira (16), mais uma edição da Copa Brasil de Vela. A competição organizada pela CBVela acontece até o dia 19 de outubro na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela-SP, a capital nacional da modalidade. O primeiro dia do evento teve regatas em todas as sete classes em disputa: Snipe, ILCA 6, ILCA 7 masculino, ILCA 4, Kitefoil, Dingue e Finn.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Na ILCA 7, Philipp Grochtmann saiu na frente na Copa Brasil. Ele ganhou as duas regatas do dia e lidera a competição com dois pontos perdidos, seguido por Pedro Madureira, com cinco, e Rodolfo Streibel, com seis. Já na ILCA 6, Andrey Godoy também venceu as duas provas desta quarta-feira para abrir a Copa Brasil em primeiro lugar. Valentina Rom (5 pontos) e Ana Carolina Roth (8 pontos) completam a zona do pódio.

Na ILCA 4, um sobrenome conhecido apareceu na liderança da Copa Brasil. Erik Scheidt, filho do campeão olímpico Robert Scheidt, ganhou duas regadas e está no topo da sua classe com dois pontos perdidos. Felipe Fridrich está em segundo lugar (5 pontos), seguido por Uthar Veiga (8 pontos). No Kitefoil, Cauê Amaro Rossi e Samy Baptista estão empatados na liderança após eles ficarem em primeiro e em segundo lugar nas duas regatas, apenas trocando de posição entre si.

Duplas em ação

Na classe 49er, Gustavo Abdulklech e Nikolas Bernal ganharam as três regatas disputadas nesta quarta-feira e estão em primeiro lugar com três pontos, na frente de Felipe Brito e Lucas Flores que estão em segundo com seis. Os terceiros colocados são Gael Chamecki Gouvea e João Marcelo Carlin com nove. Na 420, liderança absoluta de Lucas Cruz e Caetano Bührer, que ganharam as duas regatas do dia.

A disputa pelo título da Copa Brasil começou acirrada na Snipe. José Roberto de Jesus e Luiz Guilherme Alves venceram uma das regatas do dia, mas foram penalizados na outra. Assim, a liderança da classe é de José Vicente Monteiro e Gustavo Henrique dos Santos que tiveram um primeiro e um terceiro lugar. Maria Gabryela Ferreira e Guilherme França estão em primeiro lugar na Dingue após uma vitória e uma quarta colocação.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento