Brasil alcança liderança em duas classes na etapa de Miami da Copa do Mundo

O Brasil segue firme na luta por medalhas na etapa de Miami da Copa do Mundo de vela. Além das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que terminaram o primeiro dia de competição na ponta da classe 49er FX e a mantiveram no segundo, Jorge Zarif assumiu a ponta da Finn nesta quarta-feira.

O brasileiro foi o grande destaque do segundo dia de competições em Miami. Depois de terminar a terça-feira na vice-liderança, Jorge Zarif ficou em segundo lugar na primeira regata do dia e venceu a seguinte.

Com quatro regatas disputadas até agora, Jorge Zarif, que venceu duas delas, soma apenas quatro pontos perdidos e tem três de vantagem sobre o turco Alican Kaynar e o britânico Ben Cornish, que dividem a segunda colocação.

Já na classe 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze começaram bem o dia terminando em segundo lugar na primeira regata que foi disputada nesta quarta-feira, mas não conseguiram manter o desempenho na seguinte. As campeãs olímpicas ficaram em nono lugar, pior resultado delas na competição e que, por conta disso, foi descartado da soma geral de pontos.

Depois de cinco das 12 regatas previstas disputadas, Martine Grael e Kahena Kunze somam sete pontos perdidos, seis a frente das argentinas Victoria Travascio e Maria Sol Branz, que estão na segunda colocação.

Os outros velejadores brasileiros que disputam a etapa de Miami da Copa do Mundo estão distantes da briga pelo pódio. Henrique Haddad e Breno Abdulklech despencaram na classificação da 470. Depois de terminar o primeiro dia na quarta colocação, eles tiveram um 12o. e um 16o. lugar nesta quarta-feira e caíram para décimo.

Bruno Fontes, que estava em sétimo na Laser terça-feira, acabou caindo para a 11a. posição depois de um 29o. e um nono nas regatas desta quarta.

Já Robert Scheidt continua sofrendo para se adaptar à 49er, classe em que está velejando ao lado de Gabriel Borges. Apesar de ter melhorado de desempenho, a dupla continua muito longe dos líderes. Nas três regatas desta quarta-feira, eles ficaram em 6o., 9o. e 19o., resultados que os fizeram subir das 22a. para a 18a. posição na classificação geral.

Para completar a participação brasileira na etapa de Miami da Copa do Mundo, Gabriella Kidd subiu do 33o. para o 27o. lugar na laser radial, enquanto Bruna Martinelli Cesário de Mello caiu da 17a. para a 25a. colocação na RS:X feminina.

 

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento