Campeãs olímpicas fecham primeiro dia da Copa do Mundo na liderança em Miami

Começaram muito bem as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze em Miami na primeira etapa da temporada 2017 da Copa do Mundo de Vela. As brasileiras terminaram o dia de abertura da competição na liderança da classe 49er FX, com dois pontos de vantagem sobre Travascio/Branz, da Argentina, e Rafuse/Boyd, do Canadá.

Em três regatas disputadas, a pior colocação de Martine Grael e Kahena Kunze em Miami foi o terceiro lugar obtida logo na corrida de estreia, que foi vencida pela dupla argentina. As outras duas foram vencidas pelas campeãs olímpicas.

Na terceira regata, elas tinham ficado em segundo, mas a parceria britânica Dobson/Tidey, que tinha chegado em primeiro, acabou desclassificada, dando a vitória para as brasileiras.

Como o pior resultado é descartado, o terceiro lugar da primeira regata não conta para a classificação geral do dia. A dupla Grael/Kunze ficou então com dois pontos (um de cada primeiro) contra quatro de Travascio/Branz e Rafuse/Boyd.

Quem também começou bem em Miami foi Jorge Zarif na classe Finn. Com a vitória na primeira regata e o quarto lugar na segunda, o brasileiro terminou o dia na vice-liderança, atrás apenas do turco Alican Kaynar. Henrique Haddad e Breno Abdulklech também estão na briga. Depois de um sétimo e um sexto na classe 470, a dupla brasileira ocupa a quarta colocação na classificação geral.

Bruno Fontes está em nono lugar na classe laser, mas tem boas chances de melhorar na competição. Depois de ficar em segundo na primeira regata, ele acabou em 26o. na segunda. Como o pior resultado é descartado, ele tem tudo para descartar esse mau desempenho e voltar para a briga pelas primeiras colocações.

O dia não foi bom para o maior nome da história da vela brasileira. Robert Scheidt, que estreia na 49er ao lado de Gabriel Borges, terminou o dia na 22a. colocação. Bruna Martinelli Cesário de Mello também não foi bem e está em 17o. na RSX. A pior colocação é de Gabriella Kid, 33a. colocada na laser radial.

 

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento