Velejador cai no mar na Volvo Ocean Race e está desaparecido

Em etapa da Volvo Ocean Race que se encerra em Itajaí, um tripulante do Sun Hung Kai/Scallywag caiu no mar. Equipe e MRCC realizam buscas.

Na tarde desta segunda-feira, o Race Control da Volvo Ocean Race foi informado pela tripulação do Sun Hung Kai / Scallywag de um tripulante da equipe que caiu no mar. O time, juntamente com o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (MRCC) realizam uma operação de busca e resgate de John Fisher, do Reino Unido. O velejador usava equipamento de sobrevivência quando foi ao mar.

O incidente ocorreu aproximadamente a 1.400 milhas a oeste do Cabo Horn. O vento na área de busca é de forte intensidade, 35 nós, e o mar está pesado. A temperatura da água é de 9 graus Celsius. Há luz do dia, mas as condições meteorológicas devem se deteriorar nas próximas horas.

+ MARTINE GRAEL RELATA ADVERSÁRIOS NA VOLTA AO MUNDO

Dadas as condições da força de vendaval, não é uma opção desviar qualquer um dos outros seis concorrentes da Volvo Ocean Race, que estão a pelo menos 320 km mais a leste e a favor do vento para auxiliar na operação de busca. O MRCC identificou um navio a aproximadamente 400 milhas náuticas de distância e foi desviado para o local.

 

A Volvo Ocean Race é uma regata de 45.000 milhas náuticas ao redor do mundo. As equipes estão atualmente no nono dia da sétima etapa. O percurso de Auckland (Nova Zelândia) até Itajaí (Brasil) tem 7,600 milhas náuticas.

Carolina Alberti

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento