João e Marina fecham Mundial de Nacra 17 no top-10

Dupla brasileira confirmou vaga na medal race após arrancada na fase final e garantiu o 10º lugar na última grande competição antes de Paris

João Siemsen e Marina Arndt colocaram o Brasil entre os 10 melhores barcos do Campeonato Mundial da classe Nacra 17. A competição realizada em La Grande Motte, na França, começou na última terça-feira (7) e se encerrou neste domingo (12). A dupla brasileira teve uma na fase arrancada para garantir vaga na medal race, em que chegou na 9ª colocação e ficou com o 10º lugar na classificação geral.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Neste domingo, os velejadores brasileiros começaram o dia com a missão de confirmar a vaga na medal race, a corrida final. Na última regata da flotilha de ouro, João e Marina conquistaram a melhor colocação da dupla em toda a campanha do Mundial ao chegarem em 3º lugar. Dessa forma, conseguiram manter a boa sequência dos últimos dias e se classificaram para a disputa por medalha.

Na medal race, os 10 melhores barcos de todo o Mundial de Nacra 17 disputam uma última regata em que a pontuação vale pelo dobro. Nela, os brasileiros acabaram chegando em 9º lugar e somaram 18 pontos na tabela de classificação. Com isso, fecharam a competição com 126 pontos perdidos. 

Assim como em boa parte do Mundial, dois barcos da Itália e um da Grã-Bretanha confirmaram suas posições no pódio. O título ficou com os italianos Ruggero Titta e Caterina Banti, que venceram a medal race e somaram 41 pontos perdidos, enquanto seus compatriotas Gianluigi Ugolini e Maria Giubilei levaram o bronze com 78. Os britânicos John Gimson e Anna Burnet completaram o pódio com a prata somando 61 pontos.

Rumo a Paris

O Campeonato Mundial de Nacra 17 foi a última grande competição da classe antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. João Siemsen e Marina Arndt vão representar o Brasil na classe após a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) anunciar a convocação da equipe olímpica no início deste mês. Vale destacar que vaga da classe foi conquistada com a medalha de bronze de Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Entretanto, a classificação da modalidade pertence a Confederação, que optou por Siemsen e Arndt.

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento