Gustavo e Nicolas caem para o 50º lugar no Europeu da 49er

Brasileiros tiveram um 24º, um 15º e um 26º nas três regatas do dia e caíram para o 50º lugar da competição

Os brasileiros Gustavo Abdulklech e Nicolas Bernal voltaram a competir no Campeonato Europeu da classe 49er (vela), nesta quarta-feira (08), em La Grande Motte, na França. Eles não tiveram bons desempenhos nas três regatas realizadas no dia e perderam nove posições na classificação geral, aparecendo agora em 50º lugar.

Gustavo e Nicolas ficaram em 24º lugar na primeira regata do dia, em 15º na segunda e em 26º na terceira e última. O top-15 é o melhor resultado da dupla até aqui, entre seis corridas disputadas, enquanto o 26º posto foi o pior desempenho, sendo descartado. Assim, os brasileiros têm 131 pontos perdidos, aparecendo no top-50 geral.

Ao todo, o Europeu da 49er reúne 70 duplas. Apesar da competição ser continental, também reúne atletas das Américas e da Ásia. A liderança é dos britânicos James Grummett/Rhos Hawes e James Peters/Fynn Sterritt, com 17 pontos perdidos cada. Em seguida, aparecem os neozelandeses Isaac McHardie/William Mckenzie, com 39 pontos.

O Brasil tem uma vaga olímpica para disputar os Jogos Olímpicos de Paris-2024 na classe 49er. No entanto, ela não será ocupada por Gustavo Abdulklech/Nicolas Bernal. Quem representará o país na disputa será Marco Grael/Gabriel Borges, que levaram a medalha de bronze na Semana Olímpica de Hyères, há algumas semanas.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento