Vela brasileira terá 12 atletas nos Jogos Olímpicos Paris-2024

Com confirmação das 12 vagas na vela, Time Brasil passa dos 200 atletas classificados para os Jogos Olímpicos Paris-2024

O Time Brasil passou a marca de 200 vagas nos Jogos Olímpicos Paris-2024. Na noite desta quinta-feira (2), a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) confirmou que vai levar todos os barcos brasileiros que se classificaram para a Olimpíada. Assim, o Brasil irá disputar oito provas com 12 atletas na modalidade que foi ao pódio em 11 das últimas 12 edições olímpicas. Agora, são 204 brasileiros classificados para Paris-2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Inicialmente, a CBVela tinha confirmado apenas a classificação dos atletas que tinham atingido o índice técnico estabelecido pela entidade, que exigia que os barcos tivessem entre os 16 melhores de algum Campeonato Mundial deste ciclo olímpico. Apenas Martine Grael/Kahena Kunze (49er FX), Bruno Lobo (Fórmula Kite) e Mateus Isaac (IQFoil) haviam atingido esses critérios e já estavam confirmados pela CBVela.

Agora, a CBVela confirmou os outros barcos que conseguiram a vaga olímpica, mas ainda não tinham atletas com o índice estabelecido. Nessa quinta, entraram na lista: Marco Grael/Gabriel Simões (49er), Gabriella Kidd (ILCA 6), Bruno Fontes (ILCA 7), Henrique Haddad/Isabel Swan (470 mista) e João Siemsen/Marina Arndt (Nacra 17). A confederação preferiu levar todos os barcos para ter à sua disposição uma estrutura melhor na raia olímpica em Marselha. O país terá cinco botes para utilizar, assim como contêineres, uma oficina para reparo e um lounge para reuniões, fisioterapia e para a instalação da área médica do COB.

Análise do “coach”

O head coach da equipe brasileira de vela nos Jogos Olímpicos será ninguém menos que Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas, incluindo duas de ouro. “Tem um misto de experiência e juventude nessa equipe que eu acho saudável. Nossa expectativa é de manter a nossa tradição de sempre trazer medalha para o nosso país. As classe que podemos dizer que temos um pouquinho mais de chance são a 49er FX, a Kite e a IQFoil”, analisou o treinador.

A disputa da vela em Paris-2024 será em Marselha, no Mar Mediterrâneo. Torben disse que as condições são parecidas com as do Rio de Janeiro, o que pode ajudar os brasileiros na competição. “Têm algumas semelhanças com o Rio, por ser um lugar quente, meio instável, com condições variáveis. E acho que isso é bom para a nossa equipe”, finalizou.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento