Campeãs olímpicas ganham sete de 11 regatas e conquistam título em Miami

Na primeira competição que disputaram juntas desde a Olimpíada, a dupla medalha de ouro na Rio 2016, Martine Grael e Kahena Kunze, mostraram que continuam entrosadíssimas e conquistaram com facilidade o título do Miami Mid Winters na classe 49er FX. As brasileiras ganharam sete das 11 regatas em disputa, ficaram em segundo em três e tiveram como pior colocação um terceiro lugar, que foi o resultado descartado.

Martine Grael e Kahena Kunze terminaram a competição com apenas 13 pontos perdidos, 11 de vantagem sobre as vice-campeãs, as americanas Paris Henken e Helena Scutt. As norueguesas Ragna e
Maia Agerup ficaram em terceiro com 35 pontos perdidos.

Além da vitória de Martine Grael e Kahena Kunze, o Miami Mid Winters ficou marcado pela estreia de Robert Scheidt na 49er, a nova classe que ele pretende disputar no ciclo olímpico para Tóquio 2020.

O bicampeão olímpico velejou ao lado do proeiro Gabriel Borges, mas teve a participação prejudicada por conta de uma série de problemas no barco, sábado, no primeiro dia da competição. “Infelizmente aconteceram algumas quebras no barco. Quebrou a adriça da vela balão (cabo para içar a vela) na primeira regata e não conseguimos consertar a tempo para as duas primeiras provas. Com isso, voltamos para correr a terceira regata, mas na quarta quebrou outro componente e tivemos que voltar para o clube. Então, não foi um dia bom, porque das cinco regatas, conseguimos completar apenas uma”, lamentou Scheidt.

A estreia para valer na nova classe, então, aconteceu nos outros dois dias. Nas sete regatas seguintes, a dupla conseguiu dois quartos lugares como melhores resultados e encerraram a competição na 11a. colocação com 116 pontos. Os vencedores foram os espanhóis Diego Botin e Santi López, que somaram 28 pontos perdidos.

A competição serviu tanto para Martine Grael e Kahena Kunze como para Robert Scheidt e Gabriel Borges como preparação para a Copa do Mundo, que será realizada em Miami entre os dias 22 e 29 de janeiro.

 

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento