Equipe brasileira vai completa para o Troféu Princesa Sofía

Brasil terá 27 atletas no tradicional Troféu Princesa Sofía, competição que conta como índice técnico para Paris-2024

O Brasil terá uma equipe completa no 52º Troféu Princesa Sofía, tradicional evento de vela que ocorrerá em Palma da Mallorca, na Espanha, entre 29 de março e 6 de abril. O país contará com 27 atletas entre todas as classes olímpicas participantes. Entre os destaques, estão Martine Grael/Kahena Kunze (49er FX), Bruno Lobo (Kite) e Mateus Isaac (iQFoil), que já estão assegurados nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

“Este campeonato é crucial para a preparação das equipes rumo a Paris 2024 e uma oportunidade para alcançar os índices necessários para as classes que já conquistaram as vagas. A Equipe Brasileira de Vela mistura nova geração com atletas já consagrados e medalhistas olímpicos, pan-americanos e mundiais”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Além da 49er FX (feminina), Kite (masculina) e iQFoil (masculina), o Brasil também tem vagas olímpicas garantidas na Nacra 17 (mista), 470 (mista), ILCA 6 (feminina) e ILCA 7 (masculina). No entanto, os atletas brasileiros nessas respectivas classes não obtiveram o índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e ainda não têm seus passaportes carimbados para a capital francesa.

Índice técnico

De acordo com as regras da confederação, era preciso que os atletas terminassem no top-16 ou entre os oito melhores países dos Campeonatos Mundiais de 2022, 2023 ou 2024 para que o índice técnico fosse atingido, mas nenhuma das respectivas classes conseguiu atingir isto. No caso da Nacra 17, a situação ainda é aberta, uma vez que o Troféu Princesa Sofía também serve para obtenção do índice.

Apesar do “prazo” já ter expirado para as demais classes, o Princesa Sofía será utilizado como competição avaliatória pela CBVela para definição das vagas. Caso um atleta de uma classe já classificada consiga um resultado expressivo no torneio espanhol, que é um dos mais renomados da vela mundial, a confederação poderá convocá-lo.

Depois de Palma, a Semaine Olympique Française Hyères 2024 define as últimas vagas olímpicas estarão em jogo para as classes que não se classificaram, entre 18 e 27 de abril. Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 ocorrerão entre 26 de julho a 11 de agosto.

Atletas que disputarão o Troféu Princesa Sofía:

Classe 470:
Juliana Duque / Rafael Martins
Luisa Gandolpho / Antonio Gandolpho
Henrique Haddad / Isabel Swan

49er:
Marco Grael / Gabriel Simões
Gustavo Abdulklech / Nicolas Bernal

49er FX:
Martine Grael / Kahena Kunze

Formula Kite Masculino:
Bruno Lobo
Lucas Fonseca

Formula Kite Feminino:
Maria Do Socorro Reis

ILCA 6:
Gabriella Kidd

ILCA 7:
Bruno Fontes
Antonio Cavalcanti Rosa
Frederico Francavilla

iQFOil Masculino:
Mateus Isaac
Guilherme Plentz

iQFOil Feminino:
Giovanna Prada
Bruna Martinelli

Nacra 17:
Samuel Albrecht / Gabriela Nicolino
João Siemsen / Marina Ardnt

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento