Mundial de 470 tem início valendo vagas olímpicas na vela

Isabel Swan/Henrique Haddad e Juliana Duque/Rafael Martins disputam vaga olímpica no Mundial da classe 470 da vela

Começou, nesta terça-feira (27), o Campeonato Mundial da classe 470 da vela, em Palma de Mallorca na Espanha. O torneio irá classificar as melhores duplas de cada continente para os Jogos Olímpicos de Paris. O Brasil conta com duas embarcações no evento e após o primeiro dia da competição, estaria levando a vaga da América do Sul com Isabel Swan e Henrique Haddad.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Isabel e Henrique começaram o Campeonato Mundial com um 17º lugar na primeira regata. Em seguida, a dupla conseguiu um 12º e um 14º lugar, ficando com um total de 26 pontos perdidos, já considerando um descarte, o que coloca o barco na 33ª colocação. Juliana Duque e Rafael Martins estão em 48º lugar com 41 pontos. Eles ficaram em 24º, 21º e 20º lugar nas regatas desta terça-feira.

Duas duplas do Japão lideram o Campeonato Mundial. Isozaki Tatsuya/Seki Yurie e Yoshida Ai/Yoshida Yugo tês três pontos cada após as regatas iniciais. Os alemães Simon Diesch/Anna Markfort fecham a zona do pódio com quatro pontos.

Na briga pelas vagas olímpicas, Isabel Haddad e Henrique Haddad levariam a cota sul-americana. No momento eles têm oito pontos de vantagem para o melhor barco da Argentina. Itália, Estados Unidos e Angola no momento também estariam garantindo uma vaga nos Jogos Olímpicos Paris-2024.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento