Auckland receberá Mundiais 2019 de 49er, 49erFX e Nacra 17

Os Campeonatos Mundiais das classes 49er, 49erFX e Nacra 17 serão realizados na cidade de Auckland, na Nova Zelândia, em 2019

Os Mundiais 2019 de vela das classes 49er, 49erFX e Nacra 17 serão realizados em Auckland, na Nova Zelândia. O evento, que une os três torneios, contará com 400 dos melhores velejadores do mundo.

O evento será realizado no Royal Akarana Yacht Club entre 29 de novembro e 8 de dezembro. A competição servirá como uma classificatória para os Jogos Olímpicos de 2020. Equipes que ainda não se garantiram na competição podem tentar uma vaga. Muitos países ainda devem utilizar as regatas como forma de seleção de atletas para Tóquio 2020.

A Nova Zelândia sediou um Mundial de classes olímpicas pela última vez em 2015, quando recebeu a Finn Gold Cup em Takapuna. Em 2016, a cidade de Torbay foi a sede do Mundial Juvenil Aon de Vela.

“Este será o primeiro Mundial da classe 49er na Nova Zelândia, o que é adequado, já que muitos dos nossos campeões mais recentes são kiwis. Essas classes representam o melhor da mistura da vela, e a vela em seu melhor. Nós vimos os nossos campeões se moverem para o topo dos escalões de vela profissional nos grandes eventos e esses eventos são treinos para a grandeza”, afirmou o presidente da Associação Internacional das Classes 49er e Nacra 17, Marcus Spillane.

Brasileiros

A classe 49er se destaca principalmente pela presença de Robert Scheidt, acommpanhado de Gabriel Borges. Scheidt é o maior medalhista olímpico do Brasil e estreou na categoria no último Mundial, em agosto. A competição foi realizada na cidade do Porto, em Portugal. Além deles, disputaram também o torneio Carlos Robles e Marco Grael.

Na 49erFX, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze são o principal destaque. Por fim, na Nacra 17, os brasileiros João Bulhões e Gabriela Nicolino foram os representantes do país no Mundial.

Terra dos campeões

Ao se referir aos campeões neozelandeses, Spillane falava de nomes como Peter Burling e Blair Tuke, quatro vezes campeões mundiais e atuais campeões olímpicos. Além deles, Alex Maloney e Molly Meech também se destacam. Elas foram medalhistas de prata da 49erFX nos Jogos do Rio 2016, perdendo para Martine Grael e Kahena Kunze.

Tóquio 2020

Além dos Mundiais de 2019 e 2020, as classes 49er, 49erFX e Nacra 17 ainda têm outros torneios importantes antes das Olimpíadas de Tóquio. O Mundial de 2020, os Campeonatos Europeus de 2019 e 2020, assim como as Qualificatórias Olímpicas Continentais ainda precisam ser definidos.

Júlia Belas
Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary’s University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento