Mateus Isaac finaliza no 31º lugar no Mundial de IQFoil

O atleta paulista teve o melhor desempenho entre os brasileiros na competição

No quarto e último dia de disputa do Mundial de IQFoil, realizado em Lanzarote, na Espanha, o brasileiro Mateus Isaac terminou sua campanha na 31ª colocação geral. Entre as mulheres, a melhor colocada do Brasil foi Giovanna Prada, que acabou no 62º lugar.

No encerramento do evento, Mateus disputou as últimas cinco regatas da flotilha de ouro. Na primeira corrida, o brasileiro teve um ótimo desempenho e ficou na sétima posição. Ele seguiu se destacando na competição e conseguiu mais duas colocações no top-20: 11º e 18º lugares. Porém, na sequência, o atleta paulista não manteve o bom momento e finalizou com 43ª e 35ª posições. Ao todo, Isaac fechou com 270 pontos acumulados. Mais abaixo, o compatriota Guilherme Plentz terminou sua trajetória em 112º.

No torneio feminino do Mundial de IQFoil, as brasileiras Giovanna Prada e Bruna Martinelli também encerraram suas participações nesta sexta-feira (2). A primeira, inclusive, foi quem teve o melhor desempenho entre as mulheres, acabando no 62º lugar. Dessa forma, no último dia, Giovanna alcançou uma segunda colocação na oportunidade derradeira da flotilha de prata, ficando atrás apenas da chinesa Wuniu Ayu. Bruna, por sua vez, ficou na 77ª posição, com 483 pontos somados.

Disputa final do Mundial

Além disso, na disputa masculina, o holandês Luuc Van Opzeeland terminou na liderança e se classificou para a medal race, flotilha que definirá o pódio do torneio. Os outros classificados foram os franceses Louis Pignolet, Nicolas Goyard e Pouliquen Yun, o italiano Nicolo Renna, o holandês Kiran Badloe, o israelense Tom Reuveny, o espanhol Nacho Baltasar, o polonês Paweł Tarnowski e o australiano Grae Morris. Por fim, na chave feminina, as atletas que avançaram no evento foram: Emma Wilson (Grã-Bretanha), Pilar Lamadrid (Espanha), Sara Wennekes (Holanda), Marta Maggetti (Itália), Maja Dziarnowska (Polônia), Mariana Aguilar (México), Maya Gysler (Noruega), Katy Spychakov, Shahar Tibi e Sharon Kantor (todas de Israel).

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento