Brasil para na semifinal e fica no top-8 da Copa do Mundo de vela

Liderada por Robert Scheidt e Martine Grael, equipe brasileira ficou em quarto lugar na semifinal e não avançou

O Brasil ficou no top-8 da primeira edição da SSL Gold Cup, a Copa do Mundo da vela, em Las Palmas, na Espanha. A equipe liderada por Robert Scheidt e Martine Grael chegou até a semifinal, realizada neste sábado (2), mas acabou superada por Itália, Holanda e Grã-Bretanha e acabou fora da final.

A semifinal teve 45 minutos de duração e aconteceu com chuva e ventos de nordeste de até 16 nós nas Ilhas Canárias. A prova teve bastante equilíbrio e o Brasil ficou perto dos líderes até o contorno da segunda bóia. No entanto, o time verde-amarelo não conseguiu alcançar o top-2 no último trecho. Somente os dois primeiros colocados se classificaram para a final: Itália e Holanda.

“A gente sabia que a regata seria resolvida em detalhes e foram alguns momentos que definiram o resultado. Tivemos algumas oportunidades e não conseguimos aproveitar. A velocidade no contra-vento não estava excelente. Mas a campanha foi ótima, a gente conseguiu se superar como grupo, entramos com uma energia super positiva para essa regata, mas não veio o resultado”, contou Robert Scheidt, comandante do barco.

A SSL Gold Cup é um evento especial da World Sailing e contou com as melhores 56 nações de vela no mundo. Após os mata-matas, apenas restaram os quatro países finalistas: Espanha, Hungria, Itália e Holanda. A decisão ocorrerá neste domingo (3). Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup é um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47.

Além de Robert Scheidt e Martine Grael, o Brasil contou com a participação de Alfredo Rovere, Juninho de Jesus, Henrique Wisni, Henry Boening, Gabriel Borges, Mario Tinoco, André Fonseca, Gabriel Kieling e Pedro Trouche.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento