Brasileiros se recuperam no Campeonato Mundial de Vela de Haia 2023

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze progrediram na classificação da classe 49er FX.

No sábado, dia 12, o segundo dia de competições do Campeonato Mundial de Vela ocorreu em Haia, Holanda.

Os velejadores das classes 49er, 49er FX, Nacra 17 e 470 misto navegaram na raia de Scheveningen em busca de posições no top 10.

Essa colocação no Campeonato Mundial de Vela é crucial, pois pode assegurar uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024 para o país.

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze progrediram na classificação da classe 49er FX.

Elas avançaram do 23º para o 17º lugar, depois de competirem em três regatas, conquistando as posições 4º, 3º e 10º, somando um total de 38 pontos.

As suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler estão liderando o Campeonato Mundial de Vela.

Martine Grael comentou: “As condições para a regata incluíram ventos variáveis e uma corrente forte, que lembra um rio. A previsão é de mais vento para amanhã.”

Na classe 49er, os velejadores da casa, Bart Lambriex e Floris Van de Werken, estão na liderança.

Enquanto isso, os brasileiros Marco Grael e Gabriel Simões caíram para a 66ª posição depois de enfrentarem duas regatas não finalizadas (DNF) no Campeonato Mundial de Vela.

Na classe 470, o Brasil é representado por três duplas mistas. Rodrigo Duarte e Ana Barbachan subiram do 43º para o 27º lugar.

Henrique Haddad e Isabel Swan caíram para o 30º lugar, enquanto Juliana Duque e Rafael Martins estão na 50ª posição no Campeonato Mundial de Vela .

Os japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka lideram a categoria, que já teve quatro provas em Haia.

Sailing Energy / World Sailing.

No segundo dia do campeonato, a classe Nacra 17 teve Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino na 30ª posição, enquanto João Bulhões e Marina Arndt ficaram em 33º lugar.

A liderança no Campeonato Mundial de Vela pertence à dupla italiana Ruggero Tita e Catarina Banti.

As classes ILCA 6, ILCA 7, IQfoil e Fórmula Kite estão programadas para estrear nos próximos dias em Haia.

As regatas estão programadas para acontecer até o dia 20 de agosto.

Bruno Fontes, da classe ILCA 7, expressou sua satisfação em participar do campeonato, focando na preparação para Paris 2024. ”Será meu 22º Campeonato Mundial e meu foco é chegar aos Jogos Olímpicos”.

Muitos dos atletas estão envolvidos em eventos internacionais, como o Campeonato Mundial de Vela, apoiados pelo acordo de fomento à vela olímpica em parceria com a CBVela.

O objetivo é preparar a Equipe Olímpica Principal de Vela e participar de campeonatos internacionais, com o número de convênio 930972/2022.

A equipe brasileira de vela é composta por diversos atletas em diferentes classes, além de uma comissão técnica liderada por Torben Grael como Head Coach.

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) representa oficialmente a vela esportiva do país em níveis nacional e internacional, sendo afiliada à World Sailing e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Flávio Perez

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento