Vela brasileira começa busca por vaga olímpica no Mundial de Haia 2023

Na sexta-feira (11), os atletas buscaram os pontos para a qualificação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

No primeiro dia de competições do Campeonato Mundial de Vela, em Haia, Holanda, a Equipe Brasileira de Vela disputou as regatas com representantes em quatro classes.

Na sexta-feira (11), os atletas buscaram os pontos para a qualificação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O dia foi marcado por ventos fracos na cidade holandesa.

A dupla composta por Isabel Swan e Henrique Haddad da classe 470 teve o melhor desempenho, conquistando o 10º lugar com 18 pontos perdidos.

Os japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka lideram na classe 470, que agora é mista para os Jogos de Paris 2024, com apenas cinco pontos perdidos.

Os outros competidores brasileiros ficaram mais abaixo na classificação, com Rodrigo Duarte e Ana Barbachan em 43º, e Juliana Duque e Rafael Martins em 50º.

Henrique Haddad avaliou a regata, observando que mesmo com um mau começo devido à entrada de ventos fortes pelo lado direito, eles conseguiram um bom desempenho.

“Foi boa a regata, mesmo a gente largando mal, pois o vento entrou mais pressão pela direita do nosso lado e tinha muita corrente na nossa raia a favor do vento”.

”Difícil a aproximação da boia”, avaliou Henrique Haddad.

Credit: Sailing Energy / World Sailing. 11 August 2023.

Além disso, outras classes como Nacra 17, 49er e 49er FX também estrearam no primeiro dia.

As regatas de Fórmula Kite, IQFoil, ILCA 6 e ILCA 7 estão agendadas para o sábado (12).

Entre os demais brasileiros em ação, as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze enfrentaram desafios na classe 49erFX, ocupando a 23ª posição geral.

Marco Grael e Gabriel Simões estão em 48º na classe 49er, enquanto João Bulhões e Marina Arndt encerraram o dia em 28º na Nacra 17.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

O Campeonato Mundial de Vela em Haia é um evento de grande importância, determinando as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, com a participação de mais de 1.200 velejadores.

O Brasil já possui cinco pódios, incluindo quatro medalhas de ouro e uma de prata, ao longo das seis edições do Mundial.

A equipe brasileira de vela conta com 24 atletas convocados, liderados pelo catarinense Bruno Fontes, que foi o porta-bandeira na cerimônia de abertura.

A competição é organizada pela World Sailing em colaboração com a CBVela, que se dedica à promoção e desenvolvimento da vela esportiva no Brasil.

Flávio Perez

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento