Classe Snipe garante vaga no Pan de Santiago 2023

O Pan de Santiago 2023 terá a presença da classe Snipe do Brasil, graças à conquista da dupla formada por Juliana Duque e Rafael Martins.

O Pan de Santiago 2023 terá a presença da classe Snipe do Brasil, graças à conquista da dupla formada por Juliana Duque e Rafael Martins.

Os dois ficaram em segundo lugar no Western Hemisphere & Asia Championship em Algarrobo, Chile, e automaticamente garantiram a vaga do país.

A dupla chilena de Snipe Matias Seguel e Constanza Seguel foi a campeã, enquanto os norte-americanos Ernesto Rodriguez e Kathleen Tocke ficaram com o bronze.

O campeonato no Chile contou com a participação de 35 duplas, incluindo duas outras brasileiras que ficaram entre as 10 melhores.

Rafael Gagliotti e Matheus Goncalves terminaram em quinto lugar, enquanto Nick Pellicano Grael e Felipe Berardo ficaram em décimo lugar.

A definição da dupla brasileira que representará o país na classe Snipe no Pan de Santiago 2023 será feita após a seletiva de 29 de maio a 4 de junho em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, juntamente com as vagas na ILCA e Sunfish.

Desde Toronto 2015, o Snipe tem adotado duplas mistas para as disputas.

“A classe snipe mais uma vez garantiu presença no Pan”.

”Nós mandamos três duplas para o Chile, sendo que a única dupla que poderia classificar o país era a Juliana Duque e o Rafael Martins, que era uma dupla mista como tem sido nas últimas edições do Pan”, disse Flavio Castro, Secretário nacional da classe Snipe.

“E eles conseguiram o vice-campeonato. Mais uma vez o Brasil estará na classe Snipe em um Pan, e mais uma vez com chances de medalha.”

Mais vagas no Pan 2023

O Brasil também terá representantes em outras categorias na vela no Pan de Santiago 2023 além da Snipe.

Os maranhenses Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis estarão presentes no Fórmula Kite, enquanto os paulistas Matheus Isaac e Giovanna Prada competirão no IQFoil.

Martine Grael e Kahena Kunze irão defender o ouro conquistado em Lima 2019 na 49erFX. O Pan-Americano de Santiago será realizado de 20 de outubro a 5 de novembro.

No Pan-Americano de Lima 2019, o Brasil levou nove conquistas na vela, incluindo cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, sendo o campeão geral da modalidade.

Na Snipe foi bronze com os mesmos Ju e Rafa.

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional e é filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil, com oito medalhas no total, e os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Flávio Perez

Mais em​ Santiago 2023Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento