Vela brasileira confirma mais duas duplas para Santiago 2023

Seletiva define representantes das classes 49er e Nacra 17 para o Pan de Santiago 2023

O Brasil confirmou os representantes nacionais para as classes 49er e Nacra 17 no Pan de Santiago 2023. A CBVela – Confederação Brasileira de Vela promoveu uma seletiva em Cabo Frio (RJ), que terminou no sábado (11).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A dupla Marco Grael e Gabriel Simões carimbou passaporte para o Chile na 49er, enquanto os atletas olímpicos Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino se classificaram na Nacra 17. A disputa iniciou na última terça-feira (7) e os resultados foram definidos na última prova.
+ Nathalie Moellhausen perde na 2ª rodada do Grand Prix de espada em Budapeste
+ Natação paralímpica: Gabriel Araújo bate recorde mundial no World Series da Itália
+ Hugo Calderano avança no Grand Smash de Singapura
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E TIK TOK

”A meta era se concentrar nos últimos dias porque enfrentamos duplas que têm mais de dez anos velejando juntos”, explicou Marco Grael. ”Foram regatas desafiantes, eu e o Gabriel Simões somos uma dupla nova e feliz de conquistar a vaga. Agora é treinar e manter o foco”.

Filho de Torben e irmão de Martine, Marco Grael tentará mais um título pan-americano. Em Lima 2019, o atleta foi ouro na categoria ao lado de Gabriel Borges. 

Os dois se classificaram com 29 pontos perdidos depois de uma competição acirrada com a dupla Dante Bianchi e Thomas Lowbeer, que terminou com 31 pontos perdidos.

Gustavo Abdulklech e Nicolas Bernal, assim como Tiago Quevedo e Breno Kneipp, somaram 38 pontos perdidos.

atletas que participaram da seletiva da vela para o pan de santiago 2023
(Foto: Divulgação)

Atletas olímpicos no Pan Santiago 2023

Já no Nacra 17, os atletas olímpicos Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino também precisaram esperar a súmula final das regatas para comemorar.

Uma disputa equilibrada até o final contra João Bulhões e Marina Arndt.  Eles fecharam o evento com 18 pontos perdidos com descarte, quatro pontos a frente do segundo lugar após 14 regatas.

”Foi uma semana sofrida, pegada, e só no final e a vaga veio pra gente com muito esforço. A primeira regata vencemos por precisamente três segundos de vantagem”, disse a proeira Gabi.

Na última edição no Peru, a dupla do Nacra 17 ficou com o bronze.

O elenco do Brasil segue em formação para os Jogos de Santiago 2013. Os maranhenses Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis garantiram presença no Fórmula Kite. 

No IQFoil, os paulistas Matheus Isaac e Giovanna Prada estarão presentes com a bandeira do Brasil. Martine Grael e Kahena Kunze também irão defender o ouro de Lima 2019 na 49erFX.

O Pan-Americano de Santiago será realizado de 20 de outubro a 5 de novembro. No Pan-Americano de Lima 2019, no Peru, o país levou nove conquistas da vela, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze. O Brasil foi o campeão geral da modalidade

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Flávio Perez

Mais em​ Santiago 2023VelaPan 2023

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento