Jorge Zarif faz ótima Medal Race e termina Copa do Mundo em 4º

Jorge Zarif fez boa etapa na Medal Race, terminou como 2º colocado e chegou muito perto de medalha na Classe Finn, na Copa do Mundo de Vela. O britânico Giles Scott ficou com o ouro.

O Brasil precisava de um verdadeiro milagre neste domingo (28) para não sair zerado no quadro de medalhas da etapa de Miami da Copa do Mundo de vela. A chance era muito remota, mas o resultado quase saiu. Jorge Zarif fez ótima etapa, terminou na 2ª colocação e subiu uma posição no quadro geral. Assim como na Olimpíada do Rio, em 2016, o brasileiro bateu na trave e ficou com o 4º lugar em Miami. A medalha não veio mas serviu para consolidar o bom trabalho feito por Zarif para se manter no topo e continuar como expectativa de medalha para Tóquio 2020.

Quinto colocado na classificação geral da classe Finn antes do começo da corrida,  Zarif encarou um cenário improvável. O brasileiro precisava vencer a Medal Race e torcer para que o americano Caleb Paine, que ocupava a terceira colocação, terminasse a prova na décima e última colocação. Além disso, o grego Ioannis Mitakis também não poderia chegar entre os três primeiros para que o velejador brasileiro conquistasse a medalha de bronze. Caleb acabou a etapa na 6ª colocação, superando o turco Alican Kaynar e encerrando com a medalha de prata.

A classe Finn tinha a medalha de ouro praticamente definida. O britânico Giles Scott tinha 19 pontos de vantagem sobre o turco Alican Kaynar, que ocupava a segunda colocação, e só precisava completar a medal race para subir ao lugar mais alto do pódio. Mesmo com essa vantagem, o inglês venceu a etapa e garantiu seu ouro.

Além de Jorge Zarif, o único barco brasileiro a disputar uma medal race na etapa de Miami da Copa do Mundo de vela foi o tripulado por Carlos Robles e Marco Grael na classe 49er. Os dois tiveram ótimo desempenho na regata decisiva e terminaram em terceiro lugar, mas o resultado não foi suficiente para dar-lhes mais do que o oitavo lugar na classificação geral.

Nas outras cinco classses em que houve participação brasileira, nenhum velejador conseguiu avançar à medal race. Fernanda Oliveira e Ana Luíza Barbachan chegaram perto na 470 feminino, mas ficaram em 12º. lugar, duas posições acima da última dupla classificada. Na Nacra 17, Samuel Albrecht e Bruna Martinelli ficaram em 13º., um lugar acima dos compatriotas João Bulhões e Gabriela Nicolino de Sá.

A classe que contou com a maior participação de brasileiros foi a 470 masculino. Geison Dzioubanov e Gustavo Thiesen acabaram em 16º. lugar, Henrique Haddad e Felipe Brito ficaram em 23º., Ricardo Paranhos e Andrei Kneipp completaram a etapa de Miami em 31º., dois lugares acima da dupla Pedro Corrêa e Rodolfo Streibel. Para completar a participação do país na competição, Bruno Fontes foi o 40º. na classe laser e Gabriella Kidd ficou em 68ª. na laser radial.

Resultado geral da Classe Finn:

  1. Giles Scott
  2. Caleb Paine
  3. Alican Kaynar
  4. Jorge Zarif
  5. Ioannis Mitakis
  6. Max Salminen
  7. Tapio Nirkko
  8. Anders Pedersen
  9. Edward Wright
  10. Ben Cornish

 

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento