Campeão olímpico da vela, Alex Welter ajuda jovens no YCSA

Campeão olímpico foi convidado para falar sobre os desafios da carreira e os caminhos para chegar ao topo do mundo

Alex Welter, primeiro medalhista de ouro da vela brasileira, participa da Copa da Juventude, que ocorre no YCSA – Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo (SP). O ex-atleta fez uma visita aos jovens que participam da competição, nesta terça-feira (31).

+ Regata-treino agita YCSA antes da Copa da Juventude

Alex Welter defendeu a bandeira do YCSA e venceu a classe Tornado em Moscou 1980 ao lado de Lars Sigurd Bjorkstrom. O campeão olímpico foi convidado pela organização do evento para falar sobre os desafios da carreira e os caminhos para chegar ao topo do mundo.

O velejador fez questão de explicar cada detalhe da evolução dos veleiros de classes olímpicas, que hoje estão mais velozes. “A vela ficou mais jovem, atlética e os barcos mais dinâmicos. O desafio para os atletas aumentou, principalmente na parte física”, disse Alex Welter.

Mudanças

A adaptação às transmissões de TV e agora na internet fizeram com que a modalidade, que já rendeu 19 medalhas olímpicas ao Brasil, mudasse o cenário das regatas. Saíram os barcos de quilha mais técnicos e chegaram novos como os skiffs do 49er e os catamarãs do Nacra.  

”O Brasil tem tradição na vela e um clima onde é possível treinar o ano todo. A modalidade sempre se destacou em resultados nos campeonatos internacionais e Olimpíadas”, disse. ”A vela jovem mantém a continuidade da história do Brasil em grandes competições”, contou Alex Welter.

YCSA Copa da Juventude de vela
Nova geração disputa a Copa da Juventude de vela (Foto: Divulgação)

Por isso, a palestra do campeão olímpico de Moscou 1980 atraiu a curiosidade dos velejadores, que ficaram mais tempo no YCSA para ouvir Alex Welter. 

A Copa da Juventude 2023 reúne 150 atletas de oito estados nas classes Formula Kite, 420, ILCA, 29er e IQFoil. As regatas seguem até o sábado (4), no Yacht Club Santo Amaro – YCSA.

Nesta quarta-feira (1º) estão programadas pelo menos mais duas regatas para cada classe da Copa da Juventude 2023. Assim como Welter, o bicampeão olímpico Torben Grael fará uma palestra para os presentes no YCSA.

Apoio à vela jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto com o Ministério do Esporte para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.

O projeto, assim, ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Enquanto isto, campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Flávio Perez

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento